Relações Internacionais Relações Internacionais Pesquisa Internacionalização do agro

DESAFIOS À INTERNACIONALIZAÇÃO DO AGRO BRASILEIRO

Resultados da pesquisa

Por CNA 24 de julho 2024
Compartilhe:
Banner pesquisa internacionalizacao agro brasileiro jul 24
Baixar publicação

Introdução

A internacionalização do agronegócio brasileiro é um processo estratégico para expandir mercados, reduzir riscos e estimular a inovação. Apesar de o Brasil ser um dos maiores exportadores de produtos agropecuários, ainda enfrenta desafios significativos para diversificar sua pauta exportadora e acessar novos mercados. Este documento, produzido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), apresenta os principais obstáculos enfrentados pelos produtores rurais.

Objetivo da Pesquisa

A pesquisa realizada pela CNA visa identificar os problemas e dificuldades no processo de exportação de produtos agrícolas, avaliando 36 desafios agrupados em cinco dimensões:

  • Infraestrutura e Logística
  • Econômico e Tributário
  • Aduaneiro e Alfandegário
  • Política de Comércio Exterior e Promoção
  • Compliance e Informacional

Metodologia

  • Coleta de Dados: Questionário on-line aplicado a 899 produtores rurais entre julho e setembro de 2023.
  • Amostragem: Representativa das 27 unidades da federação com estratificação por região geográfica e experiência com exportação.
  • Análise: Escala de impacto de 1 a 5 para avaliar os desafios, com agrupamentos para facilitar a interpretação dos resultados.

Resultados Principais

  • Falta de Estratégia Governamental: Identificada como o maior entrave, impactando 67,6% dos respondentes.
  • Infraestrutura e Taxa de Juros: Outros desafios críticos incluem qualidade da infraestrutura, custo do transporte doméstico e complexidade da legislação.
  • Promoção Comercial e Acesso ao Crédito: Falta de promoção comercial e dificuldade para elaborar planos de internacionalização também foram destacadas.

Perfil dos Produtores

Os produtores foram classificados em quatro grupos:

  • Exportadores: Representam 27% e têm mais de 60% da renda proveniente da exportação.
  • Pretendentes: 36% desejam ou estão avaliando a possibilidade de exportar.
  • Sem Intenção: 19% não têm interesse em exportar.
  • Não Sabem: 18% não souberam responder sobre sua participação no mercado externo.

Conclusão

A pesquisa revela que, para superar os desafios à internacionalização, é necessário um esforço coordenado entre governo, iniciativa privada, associações setoriais e instituições como o Sistema CNA/Senar. A criação de políticas públicas e investimentos privados é fundamental para promover o desenvolvimento socioeconômico do Brasil por meio da expansão das exportações agropecuárias.

DESAFIOS À INTERNACIONALIZAÇÃO DO AGRO BRASILEIRO Resultados da Pesquisa
Abrir a pesquisa

Áreas de atuação

Veja também

Panorama do Agro | Edição 38
Publicações Panorama do agro

Panorama do Agro | Edição 38

23 de outubro 2026

Ler publicação
Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro | 2° Trimestre 2026
Publicações Boletim

Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro | 2° Trimestre 2026

Núcleo Econômico

16 de outubro 2026

Ler publicação
Crédito rural em ano de margens estreitas
Publicações Campo futuro

Crédito rural em ano de margens estreitas

Café

13 de outubro 2026

Ler publicação
Panorama do Agro | Edição 36
Publicações Panorama do agro

Panorama do Agro | Edição 36

9 de outubro 2026

Ler publicação
Panorama do Agro | Edição 37
Publicações Panorama do agro

Panorama do Agro | Edição 37

9 de outubro 2026

Ler publicação
Pesquisa da pecuária municipal (ppm) 2025: rebanho bovino cai pelo segundo ano consecutivo
Publicações Publicação

Pesquisa da pecuária municipal (ppm) 2025: rebanho bovino cai pelo segundo ano consecutivo

Bovinocultura de corte, Bovinocultura de Leite, Aquicultura e Equideocultura Bovinocultura de corte, Bovinocultura de Leite, Aquicultura e Equideocultura Bovinocultura de corte, Bovinocultura de Leite, Aquicultura e Equideocultura Bovinocultura de corte, Bovinocultura de Leite, Aquicultura e Equideocultura

8 de outubro 2026

Ler publicação
Panorama do Agro | Edição 35
Publicações Panorama do agro

Panorama do Agro | Edição 35

2 de outubro 2026

Ler publicação
Agosto tem criação de 165,8 mil empregos formais
Publicações Caged

Agosto tem criação de 165,8 mil empregos formais

Núcleo Econômico

1 de outubro 2026

Ler publicação
Cenários de mercado e custos na aquicultura
Publicações Campo futuro

Cenários de mercado e custos na aquicultura

Aquicultura

28 de setembro 2026

Ler publicação