Logo CNA

Veterinária e família lançam mão de curso do SENAR-MT para melhorar resultados
Vet mt 0 71302100 1515060962

O curso, Gestão de Propriedades Rurais, é ofertado no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica de Sorriso

31 de março 2017
Por Senar

O conhecimento gerencial é cada vez mais reconhecido como uma importante ferramenta para o sucesso dos empreendimentos rurais. Ao contrário do aprendizado baseado exclusivamente na lida, a utilização de técnicas de gestão nas propriedades tem sido mais necessária ao homem do campo. Nesse sentido, mesmo aqueles que fazem a administração rural de forma empírica há muitos anos têm percebido a necessidade de formação específica para melhorar a tomada de decisões e buscam no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) essa qualificação.

É justamente a experiência vivida pela família da veterinária Mariana Adelaide Pinto de Oliveira, 25 anos, filha do produtor rural Luiz Carlos Pinto de Oliveira, 60 anos, e irmã da economista Gabriela de Lourdes Pinto de Oliveira, 24. Os três juntos estão frequentando os módulos do treinamento de Gestão de Propriedades Rurais no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica de Sorriso. O objetivo: profissionalizar a gestão das propriedades de pecuária e agricultura que têm.

"Meu pai não tem estudos, tudo que fez na vida até hoje foi na raça, do jeito que ele sabia. Mas ele formou os três filhos na universidade e, agora, trabalhamos com ele na nossa propriedade e queremos melhorar os resultados", revela Mariana, que há dois anos encerrou o curso de Medicina Veterinária. Além de atuar em uma das fazendas da família situada em Vera (463 quilômetros ao norte de Cuiabá), também é responsável técnica de propriedades da pecuária na região onde vive.

Mesmo com o "canudo" na mão, a veterinária aposta no treinamento do SENAR-MT para lançar mão das ferramentas gerenciais necessárias ao andamento do negócio rural. "Parte gerencial na faculdade é zero. Saímos só com a teoria, bem pouca prática. Esse treinamento vem para eu aprender a colocar em prática a teoria. A gente quer conseguir organizar mesmo a fazenda. Atende nossa necessidade justamente nesse ponto", comenta sobre o aperfeiçoamento.

As aulas do Gestão de Propriedades, programa lançado em 2016 e também conhecido como "curso de gerente de fazenda", são dividias em sete módulos. No Centro de Treinamento de Sorriso, que formou duas turmas de aproximadamente 20 pessoas no ano passado cada, iniciaram no dia 20 de março e seguem até o final de abril. No próximo dia 1º, o Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica de Campo Novo do Parecis também começa uma nova turma.

Deslocar-se de Vera para Sorriso não é um problema para a família de Mariana. "A gente vem, até porque as aulas têm sido excelentes, indo ao encontro daquilo que a gente espera mesmo, de forma bem didática. Depois desse eu e meus irmãos queremos fazer o curso de sucessão familiar. Já estamos na espera", acrescenta. Além da irmã economista, Mariana tem um irmão agrônomo que começou a lavoura de soja no ano passado na propriedade de Vera. Junto da mãe, a família, em Mato Grosso há 30 anos, gerencia pessoalmente os negócios, que além da propriedade em Vera ainda englobam outras em Santa Rita do Trivelato (355 Km de Cuiabá) e no Paraná.

FORMAÇÃO – Com a carga total de 80 horas, o Gestão de Propriedades aborda os seguintes temas: modelos e sistemas de gestão agrícola; planejamento estratégico da empresa rural; gerenciamento financeiro e contábil; boas práticas agrícolas; liderança gerencial; legislação rural trabalhista, tributária e ambiental, e dimensionamento operacional e econômico de sistemas mecanizados. Ele é voltado para pessoas com 18 anos ou mais, que tenham a partir do ensino fundamental incompleto, mas atrai muitos profissionais que já atuam no mercado agropecuário de Mato Grosso há anos.

É o caso do técnico agropecuário Fernando Pereira Souza, de 35 anos, que trabalha para um grupo com sede em Sorriso como gerente de fazenda há dez anos. Ele está fazendo o curso em busca da aplicação prática das ferramentas de gerenciamento na propriedade que conduz – produtora de soja, milho e algodão. Até o momento, diz ter aprendido no "bruto" a gerenciar as atividades. "A gente tem sempre que se aperfeiçoar em mais alguma coisa, nunca estamos cem por cento, e esse treinamento está sendo muito bom, estou adquirindo muito conhecimento, que tenho certeza me ajudará na prática", comenta.

Fernando se diz um frequentador assíduo dos treinamentos do SENAR-MT. “Faço todos que o SENAR leva lá pra fazenda, principalmente os de NR (Normas Regulamentadoras). Sempre abre as portas pra gente, é um grande parceiro. Não perco a oportunidade porque acho que sempre temos algo mais para aprender”, finaliza.

Todos os treinamentos e qualificações do SENAR-MT são gratuitos. Para saber a disponibilidade de vagas, basta acessar o site da instituição ( www.senarmt.org.br ) ou entrar em contato com o Sindicato Rural mais próximo.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.senarmt.org.br

Matérias Relacionadas