Logo CNA

Minas Gerais

Uberaba sedia treinamento nacional do FIP
DESTAQUE CNA

O cronograma da capacitação também incluiu a participação em um Dia de Campo promovido na Fazenda Capão Alto, em Uberaba

25 de agosto 2022

Uberaba foi sede de uma capacitação nacional do FIP Paisagens Rurais. Supervisores e coordenadores regionais do projeto, dos estados de Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Maranhão, Bahia e Minas Gerais, participaram de treinamento técnico e visita a uma propriedade assistida na região, entre os dias 16 e 18 de agosto. O FIP Paisagens é financiado pelo Banco Mundial e executado pelo Sistema FAEMG, com apoio de entidades parceiras, e atualmente assiste gratuitamente 1.600 produtores no Triângulo Mineiro.

Uberaba sedia treinamento nacional do FIP - SENAR MINAS

A coordenadora de Monitoramento do SENAR Nacional, Cristiane Edna Camboim, explicou que o objetivo da capacitação foi discutir a aplicabilidade da planilha de Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA) nas ações do SENAR, no âmbito do Projeto FIP Paisagens Rurais. De acordo com ela, foram abordados aspectos sobre a relevância para o diagnóstico da propriedade, dos indicadores e do monitoramento, e análise dos seus resultados.

O treinamento foi ministrado pelos instrutores Leonardo Pirovani, do SENAR-ES, e José Mário Lobo, da EPAMIG. Segundo Leonardo Pirovani, o ISA (Indicadores de Sustentabilidade em Agroecosistemas) se destaca por ser uma ferramenta que permite ao técnico de campo realizar uma gestão de riscos de fatores econômicos, sociais e ambientais, existentes em uma propriedade rural, bem como o monitoramento dessas informações. “É uma ferramenta que se encaixa perfeitamente dentro da metodologia ATeG e, dessa forma, se faz importante o alinhamento com os supervisores para que analisem os lançamentos realizados pela equipe técnica, com a finalidade de se reduzir erros e nivelar as informações”, completou.

O supervisor do FIP Paisagens em Minas Gerais, Cristiano Ramos Evangelista, destacou que a ferramenta ISA vai auxiliar na identificação da evolução e da sustentabilidade das propriedades assistidas. “Com esses indicadores iremos acompanhar de forma mais efetiva a recuperação das áreas degradadas, das Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal, e também a evolução econômica da propriedade dentro do projeto. O treinamento foi muito bom e agora vamos levar este conhecimento para os técnicos de campo”, afirmou.

O cronograma da capacitação também incluiu a participação em um Dia de Campo promovido na Fazenda Capão Alto, em Uberaba. Os supervisores e coordenadores acompanharam o trabalho que foi realizado na propriedade até o momento. Em apenas nove meses de assistência, os produtores já recuperaram e fizeram intervenções em 33,8 hectares, do total de 49 hectares da propriedade, promovendo o cercamento de áreas de APP, curvas de nível e terraços para conservação do solo, entre outras ações.

FIP Paisagens Rurais

O Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado – FIP Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal, através do Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, do MAPA, com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do MCTIC, por meio do Inpe e da Embrapa.

Matérias Relacionadas