Logo CNA

Sergipe

Trabalhadores e produtores rurais são certificados com curso gratuito de retroescavadeira em Pacatuba
Whats App Image 2022 09 23 at 10 58 33

No primeiro dia de aula teve a parte teórica, com informações sobre segurança, código de trânsito e reconhecimento da máquina

23 de setembro 2022

A utilização de retroescavadeira também está presente nas atividades agrícolas, seja na abertura de canal de irrigação, limpeza de tanques para piscicultura ou carcinicultura, construção de cisternas, canal de drenagem, manutenção das estradas de acesso à lavoura e escoamento da produção.

Ao verificar a necessidade de capacitação de operadores de tratores desse tipo e aumentar as oportunidades no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar Sergipe, realizou o segundo curso gratuito de Retroescavadeira em Sergipe. Dessa vez, aconteceu no município de Pacatuba, região do Baixo São Francisco, o primeiro aconteceu no município de Cedro de São João.

O curso de Formação Profissional Rural, de Operação de Retroescavadeira aconteceu de 19 a 23 de setembro, com carga horária de 40 horas. O instrutor do Senar Sergipe, Sérgio Divino Filipin, mais conhecido como Professor Tchê, explicou que esse curso é muito aguardado por trabalhadores da área, já que buscam além do conhecimento teórico e prático, a certificação do Senar, com respaldo em todo território nacional. “O curso tem o objetivo de qualificar e preparar os operadores para as diversas atividades agrícolas que podem ser realizadas com a retroescavadeira”, explicou.

Whats App Image 2022 09 22 at 20 18 36

No primeiro dia de aula teve a parte teórica, com informações sobre segurança, código de trânsito e reconhecimento da máquina, já nos dias seguintes, os alunos já foram para a prática, operando a máquina.

Produtora de arroz, Thaylle Gomes, além desse curso de Retroescavadeira, ela já fez outros cursos do Senar, como o de motoniveladora, o Senar Jovem de Gestão e Administração Rural e ainda o Senar English. “O Senar tem me ajudado muito com o conhecimento, que tenho aplicado na propriedade da família e abre portas para novas oportunidades”, ressaltou satisfeita. Já para Edna Pinto, filha de produtor rural, esse é o primeiro curso que realiza pelo Senar, fez para agregar conhecimento e estar apta para exercer a função em uma futura oportunidade. Outro aluno do curso é Rafael Silva, que já é operador, mas não tinha nenhuma certificação, aprimorou os conhecimentos e agora com a comprovação já pode concorrer a vagas em outras localidades.

Whats App Image 2022 09 23 at 10 58 34

Além da Secretaria de Agricultura do município de Pacatuba, o curso aconteceu em parceria com a Codevasf, que fez a doação de tratores e outras máquinas como a retroescavadeira, motoniveladoras e tratores. Por meio da parceria, até o fim de 2022, 378 alunos serão certificados, além da Operação de Retroescavadeira, nos cursos de Manejo de Irrigação, Práticas Agrícolas com Trituradores Forrageiros, Operação de Motoniveladora, Operação de Pá Carregadeira, Operação de Trator Agrícola.

Matérias Relacionadas