Sergipe
Trabalhadores e produtores rurais são certificados com curso gratuito de retroescavadeira em Pacatuba

No primeiro dia de aula teve a parte teórica, com informações sobre segurança, código de trânsito e reconhecimento da máquina
A utilização de retroescavadeira também está presente nas atividades agrícolas, seja na abertura de canal de irrigação, limpeza de tanques para piscicultura ou carcinicultura, construção de cisternas, canal de drenagem, manutenção das estradas de acesso à lavoura e escoamento da produção.
Ao verificar a necessidade de capacitação de operadores de tratores desse tipo e aumentar as oportunidades no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar Sergipe, realizou o segundo curso gratuito de Retroescavadeira em Sergipe. Dessa vez, aconteceu no município de Pacatuba, região do Baixo São Francisco, o primeiro aconteceu no município de Cedro de São João.
O curso de Formação Profissional Rural, de Operação de Retroescavadeira aconteceu de 19 a 23 de setembro, com carga horária de 40 horas. O instrutor do Senar Sergipe, Sérgio Divino Filipin, mais conhecido como Professor Tchê, explicou que esse curso é muito aguardado por trabalhadores da área, já que buscam além do conhecimento teórico e prático, a certificação do Senar, com respaldo em todo território nacional. “O curso tem o objetivo de qualificar e preparar os operadores para as diversas atividades agrícolas que podem ser realizadas com a retroescavadeira”, explicou.

No primeiro dia de aula teve a parte teórica, com informações sobre segurança, código de trânsito e reconhecimento da máquina, já nos dias seguintes, os alunos já foram para a prática, operando a máquina.
Produtora de arroz, Thaylle Gomes, além desse curso de Retroescavadeira, ela já fez outros cursos do Senar, como o de motoniveladora, o Senar Jovem de Gestão e Administração Rural e ainda o Senar English. “O Senar tem me ajudado muito com o conhecimento, que tenho aplicado na propriedade da família e abre portas para novas oportunidades”, ressaltou satisfeita. Já para Edna Pinto, filha de produtor rural, esse é o primeiro curso que realiza pelo Senar, fez para agregar conhecimento e estar apta para exercer a função em uma futura oportunidade. Outro aluno do curso é Rafael Silva, que já é operador, mas não tinha nenhuma certificação, aprimorou os conhecimentos e agora com a comprovação já pode concorrer a vagas em outras localidades.

Além da Secretaria de Agricultura do município de Pacatuba, o curso aconteceu em parceria com a Codevasf, que fez a doação de tratores e outras máquinas como a retroescavadeira, motoniveladoras e tratores. Por meio da parceria, até o fim de 2022, 378 alunos serão certificados, além da Operação de Retroescavadeira, nos cursos de Manejo de Irrigação, Práticas Agrícolas com Trituradores Forrageiros, Operação de Motoniveladora, Operação de Pá Carregadeira, Operação de Trator Agrícola.
Matérias Relacionadas

Senar/SC promove cerca de 500 cursos gratuitos no mês de maio
Objetivo é auxiliar no desenvolvimento da produção de alimentos de forma sustentável e promover avanços sociais no campo

Senar Goiás oferece 100 mil vagas de cursos gratuitos e profissionalizantes
Qualificações são voltadas para agricultura, pecuária, máquinas agrícolas, tecnologia, gerenciamento rural, culinária e artesanato

Senar oferece curso de tratorista a produtores e trabalhadores rurais do Ceará
Curso é realizado em parceria com o Sindicato Rural de Russas

Mais de 7.200 produtores rurais serão capacitados pelo Senar/SC em abril
No próximo mês serão realizadas aproximadamente 450 capacitações gratuitas do Programa de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS)

Senar-PR seleciona instrutores para cursos na área de aves
Dois editais estão com inscrições abertas ao longo do mês de abril

Senar-PR reforça maquinário moderno do CTA de Ibiporã
Kit da empresa MagnoJet com pulverizador costal, filtros, manômetro e outros equipamentos vai auxiliar nos cursos de aplicação de agroquímicos

Cerca com parâmetros técnicos evita acidentes e fuga de animais
Após fazer curso de cercas elétricas do SENAR-PR, jovem pecuarista leva capacitação a funcionários

Senar/SC lança na próxima semana curso inédito de drones
Curso EAD completo de operacionalização dessa tecnologia para aplicação em lavouras é totalmente gratuito

Chuvas provocam impactos negativos e positivos no agro em Sergipe
Volume médio esperado para o estado em maio era de 315 mm, mas até esta sexta-feira (26), foi registrado um acumulado de 455 mm

Platô de Neópolis tem nova turma de aprendizagem rural do Senar Sergipe
Os 17 jovens aprenderão teoria e prática na área de fruticultura, durante o período de aproximadamente um ano, em parceria com as empresas H.Dantas, São Francisco Citrus e Itograss

Senar Sergipe abre inscrições para cadastro reserva de técnico de campo da ATeG
Prazo vai até 12 de junho

Planejamento no campo reduz impactos diante da possibilidade de escassez hídrica em Sergipe
Técnicos de campo do Senar Sergipe e especialista orientam como enfrentar os períodos mais secos. Para este ano, a previsão indica redução no volume de chuva o que pode impactar na produção agrícola