Logo CNA

Minas Gerais

Trabalhadores aprendem a combater formigas para proteger eucaliptos em Minas Gerais

3 de novembro 2020

Por: SENAR MINAS

Para melhorar o combate às formigas cortadeiras nas lavouras de eucalipto, trabalhadores da empresa Vallourec participaram do curso de Aplicação de Defensivos Agrícolas – Polvilhadora e Distribuidor Manual de Iscas. O treinamento foi promovido pelo Sistema Faemg/Senar/Inaes em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de João Pinheiro.

Trabalhadores aprendem a combater formigas para proteger eucaliptos em Minas Gerais - SENAR MINAS

Durante o curso, realizado na Fazenda Campo Alegre, a instrutora Ana Paula Soares da Rocha abordou temas como biologia das formigas cortadeiras, organização do formigueiro, danos e prejuízos, estratégias e métodos de controle e normas e leis relativas à segurança ambiental e à saúde das pessoas envolvidas na atividade.

“Os 12 participantes trabalham no setor de tratos culturais das áreas de eucalipto, ou seja, estão na linha de frente no combate às formigas cortadeiras. O treinamento levou a eles o conhecimento necessário para fazer o controle das formigas de forma eficiente e segura”, explicou a instrutora Ana Paula Soares da Rocha.

Trabalhadores aprendem a combater formigas para proteger eucaliptos em Minas Gerais - SENAR MINAS

Segundo ela, as formigas são “bastante democráticas” e as cortadeiras dos gêneros Atta e Acromyrmex, conhecidas como saúvas e quenquéns, são pragas não só de florestas plantadas de eucalipto, mas de todos os cultivos.

“Os prejuízos causados por esse inseto contribuem significativamente para a redução da produtividade dos plantios florestais, fruticultura, cafeicultura, pastagens, entre outros, provocando grandes perdas econômicas. Diante desse cenário, o combate às formigas cortadeiras é fundamental em todos os segmentos da agropecuária”, destacou.

Trabalhadores aprendem a combater formigas para proteger eucaliptos em Minas Gerais - SENAR MINAS