Logo CNA

Minas Gerais

Tecnologia ao alcance do produtor: Com participação do Sistema FAEMG / SENAR MINAS, começa dia 20 a 12ª SIT, em Sete Lagoas

20 de maio 2019

Por: SENAR MINAS

Começa na próxima segunda-feira (20), em Sete Lagoas, a 12ª Semana de Integração Tecnológica (SIT) . Com o tema "Bioeconomia na Agropecuária: do conhecimento à inovação", a semana traz atividades voltadas para o diálogo e a troca de experiências entre agricultores, consultores, assistentes técnicos de empresas públicas, pesquisadores, estudantes, professores e representantes de empresas privadas.

Palestras, cursos e minicursos, seminários e dias de campo vão ocupar as dependências da da Embrapa Milho e Sorgo, Epamig e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) até o dia 24 de maio. O Sistema Faemg / Senar Minas , que já era parceiro da SIT, este ano entra também como um dos realizadores.

No evento, o Senar Minas oferecerá os cursos de Pulverizador Automotriz (20 a 24 de maio), Manutenção do TAP e operação com um implemento (20 a 24 de maio) e Drone (Asas Rotativas) - Operações básicas (21 a 23 de maio). Além disso, serão apresentados os resultados do Projeto ABC Cerrado, desenvolvido entre 2015 e 2019 pelo Senar em Minas Gerais para capacitar produtores no uso de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Segundo Caio Sérgio Oliveira, analista técnico da Coordenadoria de Formação Profissional Rural do Senar Minas e coordenador do projeto no estado, durante a SIT será feito o fechamento do ABC Cerrado com uma apresentação geral dos resultados obtidos, e o lançamento oficial do projeto FIP Paisagens Rurais .

“Estamos mobilizando cerca de 400 produtores de municípios que receberam o projeto, das regiões Centro, Norte e Noroeste de Minas. São produtores que participaram do projeto ABC Cerrado e alguns que estão sendo prospectados para participarem do projeto FIP Paisagens Rurais”, explicou.

Realização

A SIT é fruto do trabalho da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), o Sistema Faemg / Senar Minas e a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

A 12ª SIT conta também com o apoio do Canal Rural, da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped) e de outras empresas do agronegócio mineiro. Já está confirmada a participação das Unidades da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS), Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), Informática Agropecuária (Campinas-SP), Meio Ambiente (Jaguariúna-SP), Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), Semiárido (Petrolina-PE) e Solos (Rio de Janeiro-RJ).

Serviço

12ª Semana de Integração Tecnológica
Local: Embrapa Milho e Sorgo, Epamig e UFSJ, em Sete Lagoas-MG
E-mail: contato@sit2019.com.br
Telefones: (31) 3027-1323, (31) 3017-1163 e (43) 3025-5223