ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

São Lourenço do Oeste terá Feira do Empreendedor Rural
08 w 4 0 835071002015150609081

Iniciativa do Sistema FAESC/SENAR comercializar produtos de propriedades rurais da região

5 de julho 2017
Por Senar

Os moradores do município de São Lourenço do Oeste, no extremo oeste catarinense, receberão nesta quinta-feira (6), a Feira do Empreendedor Rural. A iniciativa é dos alunos do Programa Empreendedor Rural desenvolvido pelo Sistema formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC). A feira, que comercializará produtos naturais trazidos das propriedades rurais da região, ocorrerá das 13 horas às 16h30 no estacionamento do Sicoob Noroeste, parceiro da ação. Também apoia o evento o Sindicato Rural de São Lourenço do Oeste.

A prestadora de serviço em instrutoria do SENAR/SC Ivania Begnini Zingler esclarece que os alunos colocarão em prática as orientações repassadas no módulo de comercialização. “Eles exercitarão o cálculo de custos e venda do processo produtivo e terão a possibilidade de estreitar a relação com a comunidade a fim de compreender como precificar e comercializar produtos que, muitas vezes, não têm o seu potencial econômico tão explorado. A feira demonstra a diversidade que existe nas propriedades e como isso pode contribuir para a expansão da renda dos produtores”.

Geovana Paula Rodrigues é produtora rural e uma das alunas responsáveis pela organização da feira. Segundo ela, tudo está sendo planejado com muito carinho. A comunidade terá acesso a artesanatos, frutas, massas, vinho, entre outros produtos oriundos das propriedades rurais da região. “Está sendo uma experiência totalmente nova expor os produtos junto com meus colegas. Isso nos faz compreender como funciona também a concorrência. Trabalhamos com leite e não vivenciamos essa experiência. No nosso caso, a empresa compra o produto em casa e, na feira, é preciso utilizar estratégias para conquistar o cliente. Estamos aprendendo muito”, considera.

De acordo com a supervisora do SENAR/SC na região extremo oeste Grasiane Bittencourt, os preparativos finais da feira estão a todo vapor. “Todos estão se dedicando para oferecer o que de melhor existe na agricultura. O agronegócio é predominante na economia regional e momentos como este reforçam a sua importância e o seu potencial”.

QUALIFICANDO O MEIO RURAL

O superintendente do SENAR/SC Gilmar Antônio Zanluchi explica que o PER tem como foco trabalhar a gestão das propriedades e estimular o empreendedorismo no meio rural. “O objetivo do Sistema FAESC/SENAR-SC é dotar o agronegócio de empreendedores qualificados e líderes comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico no meio rural, além de aumentar o poder político, econômico e social dos agricultores, ampliando a qualidade de vida e contribuindo para a expansão de um sistema de educação voltado para o meio rural”, complementa.

A coordenadora do PER em Santa Catarina Nayana Setubal Bittencourt ressalta que o programa é desenvolvido em 136 horas e mescla conteúdos técnicos de gestão e elaboração de projetos com conteúdos fundamentais para o desenvolvimento humano, estimulando a sucessão familiar e esclarecendo aspectos jurídicos relacionados às propriedades.

“Queremos incentivar principalmente os jovens para que reconheçam o potencial produtivo presente nas propriedades catarinenses para que desperte o interesse em permanecer no campo. O PER abre um leque de oportunidades para ações empreendedoras voltadas ao agronegócio. Com qualificação é possível tornar o campo um lugar cada vez mais próspero”, salienta o presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo.

Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br

Matérias Relacionadas