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Suinocultura brasileira deve crescer mais de 20% nos próximos anos
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Campanhas têm contribuído para o aumento do consumo de carne suína no Brasil. Dia 24/07 é comemorado o Dia do Suinocultor
A carne suína é a proteína animal mais produzida e consumida do mundo. O Brasil vem expandindo, nos últimos anos, seu consumo interno. Campanhas de marketing, informando sobre a qualidade e as vantagens da carne suína, têm ajudado para o aumento. Neste domingo (24/07) é comemorado o Dia do Suinocultor e o Sistema CNA/SENAR esperam que os suinocultores sejam lembrados por sua importante contribuição para o desenvolvimento da agropecuária brasileira e para a economia do país.
A suinocultura brasileira deve crescer, nos próximos 10 anos, em torno de 21%, tanto em produção como no consumo interno e ainda nas exportações, conforme informação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), até atingir 4,3 milhões de toneladas, em 2024. Já a produção brasileira de suínos, em 2015, foi de 3,5 milhões de toneladas. Do total, 85% foram destinadas ao consumo interno e 15% às exportações. Os estados maiores produtores são: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo e Goiás.
Nos primeiros 4 meses de 2016, houve um incremento nas exportações brasileiras de carne suína, com vendas de US$ 113 milhões, aumento de 3,1% em relação ao mesmo período de 2015. E no mês de maio de 2016, as exportações, somente para a China, obtiveram um crescimento de 19 mil por cento, frente a US$ 70,8 mil em maio de 2015. O câmbio mais favorável e a habilitação à exportação de novas plantas frigoríficas brasileiras foram fatores decisivos para o resultado obtido. Desde dezembro, os chineses habilitaram seis novos frigoríficos de carne suína à exportarem ao país. No total, o Brasil possui, hoje, 12 frigoríficos de carne suína aptos à exportação para a China.
A produção interna de carne suína na China sofreu drástica redução na produção, por questões relacionadas à legislação ambiental, aumentando, portanto, a dependência do país no comércio exterior para garantir o abastecimento doméstico. O cenário deve se manter, o que favorecerá o incremento gradativo nas exportações brasileiras de carne suína, em especial.
Segundo o presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Renato Simplício Lopes, graças às campanhas, o maior conhecimento pela população das vantagens da carne suína está contribuindo fortemente para o crescimento do consumo. “Acredita-se que aos poucos a carne suína irá ganhar maior espaço nas preferências do consumidor brasileiro, especialmente, em regiões onde o setor ainda é fragmentado, como no caso das regiões Nordeste e Norte. As campanhas de marketing têm ajudado muito nisso”, afirma.
Veja abaixo depoimentos de suinocultores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e Minas Gerais.
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“A suinocultura tem o poder de fomentar outras grandes culturas no país, especialmente de milho e soja, utilizados na alimentação dos animais. Sua enorme cadeia produtiva, que vai do campo à manufatura e distribuição, fortalece o agronegócio brasileiro por gerar oportunidades de negócios, empregos e tributos em diferentes segmentos”. Valdecir Folador, suinocultor e presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs)
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“Somos um estado livre de febre aftosa sem vacinação, possuímos mão de obra qualificada, principalmente, por meio das pequenas propriedades e abrigamos grandes conglomerados agroindustriais. Todos esses fatores tornam Santa Catarina referência na produção e exportação de suínos”. Losivanio Luiz de Lorenzi, suinocultor e presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS)
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“Mato Grosso tem uma suinocultura tecnificada, sempre preocupada com questões sanitárias e ambientais. Produzimos carne suína de ótima qualidade, desenvolvendo um papel social importante na fixação do trabalhador no campo e na criação de empregos diretos e indiretos. O Brasil vem se consolidando como importante mercado de carne suína e com potencial para ampliar ainda mais a sua participação relativa nesse mercado. A cadeia produtiva tem se organizado no sentido de atender à demanda do mercado externo já consolidado e ao mesmo tempo prospectar novos mercados”. Custódio Rodrigues, suinocultor e presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat)
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"A suinocultura é uma das atividades do agronegócio que mais emprega no campo. Ou seja, consegue fixar o produtor na área rural, um dos grandes desafios da agropecuária nacional. Isso por si só já é destaque. Além disso, a suinocultura é uma atividade que não ocupa grandes espaços geográficos. Desta forma, além de não competir com outras culturas, permite produção significativa de alimento em pequenas áreas". Jacir José Dariva, vice-presidente da Comissão de Suinocultura da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP)
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“Graças ao trabalho da CNA, das federações, e das associações estaduais de suinocultores, temos conseguido construir uma relação entre as grandes empresas e os pequenos produtores integrados, baseada em muito mais transparência, respeito e debate coletivo. Vemos esse movimento de uma forma muito positiva, que só contribui para o crescimento do setor em qualidade e contribuição econômica”. José Arnaldo Penna, membro da Comissão Técnica de Suinocultura da FAEMG e da Associação de Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG)
Assessoria de Comunicação CNA, com participação das federações da agricultura e pecuária dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e Minas Gerais.
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