Logo CNA

Minas Gerais

Sucessão no Campo: Parceria estuda possibilidade de ampliação do Programa para América Central e África

2 de março 2020

Por: SENAR MINAS

A Fundação Hanns Neumann, parceira de longa data do Sistema Faemg / Senar Minas em programas e outras iniciativas envolvendo a cafeicultura, demonstrou intenção de levar o Programa Sucessão no Campo para fora das fronteiras brasileiras. Segundo o planejamento proposto pelas duas entidades, na segunda quinzena de março começam os trabalhos nessa direção.

Em reunião com a Coordenadoria de Planejamento na sede do Sistema Faemg , em Belo Horizonte, o diretor executivo da Fundação, Michael Opitz, e o diretor geral da entidade Elio Cruz de Brito falaram da satisfação com os resultados das turmas realizadas no Sul e Matas de Minas a partir do termo de cooperação técnica e financeira assinado em 2019 e discutiram formas de levar a iniciativa para países da África e América Central, onde também atuam e identificaram essa demanda.

De acordo com o coordenador de Planejamento do Sistema Faemg / Senar Minas , Celso Furtado Júnior, essa foi uma reunião institucional e técnica para construir uma agenda de trabalho para essa possível internacionalização do programa. “Já acertamos algumas iniciativas e provavelmente teremos a participação de dois técnicos deles em um dos nossos programas, para conhecerem mais a fundo como essa metodologia é aplicada, e depois faremos um workshop dos egressos, para eles verem exatamente o resultado nos empreendimentos rurais”, explica Celso.

Michael Opitz está otimista com os planos: “o programa que fizemos juntos com os cafeicultores foi um avanço importante para os grupos com os quais estamos trabalhando. A Fundação e o Senar têm muitas convergências em suas abordagens, juntos podemos criar um ambiente mais atraente para as famílias no meio rural”.

O gestor também comenta que o desafio da sucessão familiar no campo é o mesmo fora do Brasil, e guarda semelhança com o jovem ter a oportunidade de descobrir o interesse na propriedade e receber apoio da família para isso. “O processo desenvolvido aqui faz muito sentido se aplicado em outro lugar, porque o pensamento das famílias é muito parecido. A escala desse trabalho é evidente e necessária, tomando em conta o crescimento da população e os desafios que o meio rural enfrenta”, analisa.

A visita dos gestores da Fundação Hanns Neumann ainda incluiu uma reunião com o presidente do Sistema Faemg , Roberto Simões, e o superintendente do Senar Minas , Christiano Nascif, além do assessor jurídico Francisco Simões e o próprio Celso Furtado Jr. Também participaram das discussões sobre a internacionalização do programa a coordenadora pedagógica Mírian Rocha, o instrutor José Heleno Húngaro e a analista Kézzia Mucuta.

Programa Sucessão no Campo - SENAR MINAS - BH - fevereiro 2020

Matérias Relacionadas