Logo CNA

Paraná

Herdeiros do Campo capacita produtores cooperados do Sicredi
Herdeiros do Campo Sicredi

Em parceria com o Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon e o Sistema FAEP/SENAR-PR, cooperativa de crédito está trabalhando a sucessão com agropecuaristas associados da região

6 de outubro 2023

Por meio de uma parceria com o Sistema FAEP/SENAR-PR e o Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon , o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) está realizando o Programa Herdeiros do Campo junto aos produtores rurais cooperados. A capacitação permite que os associados da instituição financeira nos municípios de Marechal Cândido Rondon e Quatro Pontes, na região Oeste, desenvolvam o planejamento da sucessão familiar.

A iniciativa partiu do sindicato rural, que está buscando parceiros para ampliar os serviços oferecidos aos produtores rurais da região. O cronograma do Herdeiros do Campo em parceria com o Sicredi começou em 5 de julho e vai até 1º de novembro.

"Nós percebemos uma carência nessa questão da sucessão familiar na região. As famílias, principalmente de pequenos produtores, têm dificuldades de fazer esse planejamento para manter os filhos nas propriedades e garantir a viabilidade do negócio. Sabemos que as cooperativas e agroindústrias dependem da continuidade das atividades rurais."

Edio Luiz Chapla, presidente do Sindicato de Marechal Cândido Rondon

Criado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR em 2016, o Programa Herdeiros do Campo tem promovido uma mudança de cultura no meio rural paranaense. “O desafio é tirar o tabu em volta da sucessão familiar. É preciso estabelecer um diálogo saudável entre os proprietários rurais e os possíveis sucessores”, avalia a técnica do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR Luciana Matsuguma.

O planejamento do futuro das propriedades rurais é a base do conteúdo do programa, que também permite a análise de situações de acordo com a realidade de cada família. Os participantes iniciam a construção de um plano sucessório a partir de atividades e interações, além de contar com orientações direcionadas ao negócio.

Dessa forma, a partir da parceria, o programa tem auxiliado as famílias dos agropecuaristas cooperados do Sicredi a abordarem o tema de forma estruturada e profissional, o que tem impacto direto na longevidade dos investimentos realizados dentro e fora da porteira.

“No Herdeiros do Campo, levamos para a família o entendimento do que é o patrimônio e as implicações que terão com os possíveis sucessores”, afirma Ruan Schwertner, técnico do Departamento Jurídico do Sistema FAEP/SENAR-PR, que atua na formação do programa.

O Programa Herdeiros do Campo envolve três dimensões no planejamento sucessório: propriedade, família e empresa. Por isso, o pré-requisito é a participação de pelo menos duas gerações de uma mesma família. A formação traz um panorama sobre a temática sucessória, envolvendo conteúdos como integração, visão estratégica, dimensões da empresa familiar, mediação de conflitos, construção de confiança e os diferentes cenários de uma empresa rural.

Mais informações e inscrições do Programa Herdeiros do Campo estão disponíveis na seção Cursos SENAR-PR .

Matérias Relacionadas