Logo CNA

Santa Catarina

Sistema Faesc/Senar-SC incentiva o empreendedorismo feminino
CNA IMAGEM PRINCIPAL6

Cursos ministrados em 2022 foram essenciais para o desenvolvimento e para o início de novas carreiras no mundo dos negócios do setor agropecuário

24 de janeiro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), ministrados em 2022 em todo o estado foram essenciais para o desenvolvimento do empreendedorismo feminino e para o início de novas carreiras no mundo dos negócios do setor agropecuário. Exemplos disso podem ser vistos no município de Praia Grande, Sul do estado, que conquistou expressivos resultados após a concretização das capacitações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS).

Os cases de sucesso foram demonstrados durante o evento Café com Português promovido, recentemente, pela Prefeitura de Praia Grande, com a participação de mais de 70 mulheres. As capacitações no município foram realizadas em parceria com o Sindicato Rural de Jacinto Machado.

Durante o evento, quatro empreendedoras relataram como tiveram suas vidas transformadas por meio de cursos como, por exemplo, os de confeitaria; produção caseira de pães e biscoitos; produção caseira de massas para congelamento; entre outros. Segundo elas, as capacitações representaram uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional, geração de renda e melhoria na qualidade de vida. Também agradeceram ao Sistema Faesc/Senar-SC, ao Sindicato Rural e à supervisão regional pela oportunidade. “Foram depoimentos emocionantes”, destaca a supervisora regional do Senar/SC Sueli Rosa , que participou do evento.

Também estiveram presentes o prefeito Elisandro Pereira Machado, o presidente do Sindicato Rural de Jacinto Machado Antonio José Porto , a mentora e organizadora do Café com Português Rosineia Burin, a secretária da educação Elza Cardoso, representantes da Epagri, vereadores e outras lideranças.

Entre as mulheres que contaram sua história e falaram sobre a importância dos cursos para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras estiveram Claudete Ritter Zambon (proprietária de pousada na comunidade rural de Rio do Boi), Veonilde Duarte (produtora da comunidade do Rio do Boi) e Cristina Bauer Maciel – jovem que estava doente e desempregada quando encontrou no curso do Senar/SC uma oportunidade para mudar de vida. Agora ela atua com a produção de pães, biscoitos e bolachas e já conseguiu até construir uma cozinha maior para atender à crescente demanda de pedidos.

De acordo com Sueli, o Senar/SC realizou neste ano em Praia Grande diversos eventos de capacitação que atenderam inúmeras pessoas. “Excelente parceria estabelecida pelo Sindicato, Senar/SC e Prefeitura, que contou com o apoio e envolvimento da Rosinéia Burin, liderança que se destaca no município. Extrapolamos aspectos técnicos, gerenciais e de capacitação profissional e avançamos no campo social, o que também é de extrema importância para o local. Vale ressaltar o valor de contarmos com bons parceiros”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , frisa que as mulheres vêm ganhando espaço e influenciam positivamente na realidade do meio rural. “Observamos que elas estão em crescente ascensão em cargos de liderança e em iniciativas empreendedoras no meio rural. O evento de Praia Grande representou uma oportunidade para conhecermos cases que servirão de inspiração para muitas mulheres que buscam crescimento profissional. Já conquistamos muitos avanços e em 2023 fortaleceremos ainda mais as ações voltadas ao fortalecimento da representatividade feminina no setor agropecuário.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi , complementa que, historicamente, a entidade incentiva o público feminino a desenvolver habilidades empreendedoras e entre as ações está o Programa Mulheres em Campo, criado especialmente para elas, além das capacitações direcionadas a todos os que atuam no meio rural, como os treinamentos de FPR e PS, os cursos técnicos, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em várias áreas e a Faculdade CNA. Para somar ainda mais lançamos, neste mês de dezembro, o Portal de Educação a Distância com foco para a realidade do agro catarinense. Agora, o público rural do Estado tem acesso a mais uma ferramenta para aperfeiçoar conhecimento de forma simples, prática e nos horários adequados a cada um”.

Para conhecer o Portal EAD do Senar/SC, acesse: eadsc.senar.com.br

05

06

07

Matérias Relacionadas