Maranhão
Notícias
Sistema Faema/Senar qualifica produtores rurais patoenses durante Exposertão 2023
Evento foi realizado pela prefeitura de São João dos Patos
Por: SENAR MA
O Sistema Faema/Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais de São João dos Patos classificaram a XXII Exposertão como bastante positiva. O evento realizado pela prefeitura municipal e parceiros, no período de 08 a 11 de junho, atraiu centenas de produtores rurais da região com o intuito de promover conhecimento e ações diversificadas que atendam às necessidades do segmento.
Mais uma vez o sistema Faema/Senar teve a sua participação de forma efetiva, levando estande institucional, treinamentos, palestras dentre outras atividades voltadas para o atendimento ao produtor rural, incluindo o curso de Operação de Drone, Derivados do leite, Piscicultura e Operação e Manutenção de máquinas agrícolas. Todos ministrados por profissionais capacitados e com larga experiência em suas áreas de atuação.
O evento acontece desde 1999 com exposição de animais, entre caprinos, ovinos, equinos e bovinos de corte e leite, além de uma programação que inclui concurso leiteiro, cavalgada, leilões e shows musicais. Cerca de 100 expositores se fizeram presentes levando animais, tratores, veículos, produtos da agricultura familiar, dentre outros.
“Meu sentimento é de gratidão e alegria. Aprendemos receitas novas, com produtos que encontramos no supermercado e que nem imaginamos que podemos fazer em casa. Comprovamos aqui que é fácil e simples fazer, e que a gente pode abrir o nosso próprio negócio e receitas. Que venham mais capacitações para que possamos aprender ainda mais”, disse a produtora rural, participante do curso de Derivados do leite, Ivalda Rodrigues Gomes.
Manutenção de tratores
O curso de piscicultura, ministrado pelo instrutor, Fernando Bergman, teve como foco a criação de peixes em cativeiro, ensinando sobre as melhores práticas para manejo dos tanques e alimentação dos animais.
Já o curso de Operação e Manutenção de tratores agrícolas, aplicado pelo instrutor, Geziel Silva, tratou das principais técnicas para garantir um bom desempenho dos equipamentos utilizados na lavoura.
“O curso foi maravilhoso, aprendi bastante. Fui a única mulher da turma e pretendo seguir nesse ramo”, discorreu Itavane Carvalho.
Dia de campo
Com foco no repasse de conhecimento aos produtores, o sistema Faema/Senar e o Sindicato em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura local, realizaram dentro da programação da Exposição, a I edição do Dia de campo.
Três momentos marcaram a iniciativa: A primeira delas foi a ministração do zootecnista e supervisor do Senar, Kayro Puça, que tratou do tema: ‘Suplementação estratégica no período de seca para bovinos’.
Na sequência, foi a vez do médico veterinário e instrutor do Senar Cicero Soares, falar sobre ‘Os avanços da inseminação artificial em tempo fixo’. Mais de duzentas pessoas participaram diretamente.
Destaque para o vice-presidente da Faema, Hilton Coelho, o vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Iedo Barros, o presidente da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru, Yuri Brito e representantes do Sindicato dos Produtores Rurais de Buriti Bravo. A ação foi composta por palestras que abordaram tecnologias essenciais para o desenvolvimento da produção rural.
Ao final, todos comemoraram. É que os gestores do sistema Faema/Senar, (Raimundo Coelho), e do superintendente, (Luiz Figueiredo), ao lado do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São João dos Patos, Geovany Carvalho e a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Jaqueline Santana conduziram a solenidade com a degustação de alimentos feitos à base de leite (do Curso Derivados do Leite).
Com discursos e palavras de incentivo aos presentes, o superintendente Luiz Figueiredo, ressaltou que ao oferecer treinamentos e palestras como esses, o sistema Faema/Senar e Sindicatos Rurais, contribuem para o desenvolvimento do agronegócio na região.
“A participação nessa edição da Exposertão foi uma ótima oportunidade para a disseminação desses conhecimentos e para estreitar os laços com a comunidade rural, capacitando os produtores e oferecendo ferramentas para que possam gerir seus negócios de forma mais eficiente e produtiva”, destacou ele.