Logo CNA

Goiás

Sistema Faeg realiza até sexta-feira, em Anápolis, evento sobre mercado de bovinos e equídeos
Image 123650291 6

2ª edição do Integra traz palestras técnicas, shopping de cavalos e touros, feira de negócios, demonstrações de rédeas, trançados em couro, selaria, ferrageamento, defumados, cutelaria, roda de viola e três tambores

26 de outubro 2023

Na abertura do evento vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Eduardo Veras, representando o presidente, José Mário Schreiner, agradeceu o empenho do Sindicato Rural de Anápolis, dos responsáveis pelas comissões de pecuária de corte e de equideocultura, além de entidades parceiras, para que eventos como esse sejam possíveis. Ele falou ainda das demais ações desempenhadas pela Faeg, buscando atender da melhor maneira possível as demandas dos produtores rurais, em harmonia com toda a sociedade. “É muito bom estarmos reunidos para levar informação aos produtores, trazendo um contexto geral da atuação da Faeg, e claro falando também sobre mercado para aqueles que trabalham com a bovinocultura, com a equideocultura e ainda para os que gostariam de conhecer mais sobre essas cadeias. Já que são tão importantes para a economia do nosso estado”, destacou.

O vice-presidente institucional da Faeg, Ailton Vilela e presidente da comissão de pecuária de corte da entidade, lembrou da importância da integração das duas cadeias. “Nesses dois dias mostraremos para os produtores como ele pode aliar as duas cadeias para lucrar, facilitar o manejo e claro ter novas possibilidades de negócios. É importante falar também da atuação das comissões da Faeg. Todos os responsáveis estão sempre trabalhando para buscar as melhores soluções para os produtores", reforçou.

A presidente da comissão de equideocultura da Faeg, Ana Amélia Paulino, frisou a importância do evento. “É o Sistema Faeg inovando juntamente com o Sindicato Rural de Anápolis, trazendo não só produtores, mas estudantes de veterinária para participarem conosco e terem um conhecimento específico dessas duas cadeias, como trabalhá-las de forma dissociada, mas em outro ponto, uni-las para uma pecuária sustentável e produtiva”, conta.

Várias autoridades e produtores rurais acompanharam o início das atividades da 2ª edição do Integra Equídeos e Bovinos que tem o objetivo de levar informação e mostrar a importância de ampliar a criação de cavalos, éguas, mulas e afins nas propriedades para auxiliar principalmente no manejo com o gado. O trabalho no campo com as espécies juntas, pensando no bem-estar animal, acaba sendo mais rentável e dinâmico. Durante dois dias, haverá demonstrações dos cursos do Senar Goiás voltados para as duas cadeias, além de palestras e mesas redondas, sobre saúde dos animais, manejo e mercado. Também terá um shopping de cavalos e touros.

“Para nós do Sindicato Rural de Anápolis é uma satisfação muito grande disponibilizarmos nossa sede para que essas duas cadeias sejam divulgadas e possam crescer ainda mais”, comemora, o presidente, Zé Caixeta.

Veja a programação

26/10

8h - 8h30 - Credenciamento

8h30 - 9h - Abertura Institucional

09h - 18h - Demonstração do Senar: Trançados em couro - Instrutor Rogério

Rodrigues Carvalho

09h - 10h - Passaporte Equestres e Sanidade de Equídeos e Bovinos

Rafael Costa Vieira e Janilson Azevedo - AGRODEFESA

10h - 11h - Cenário da Equideocultura em Goiás - Hélio Fábio - Produtor e

Instrutor do SENAR-GO

11h - 11h30 - Apresentação de Portfólios de Parceiros

11h30 -12h - Mesa Redonda: Tema Equídeos

Tarde .

14h - 15h - Gerenciamento de Risco de Preço na Pecuária de Corte - Leonardo Machado - (Instrutor do SENAR-GO)

15h - 16h - O Impacto do Manejo Racional de Bovinos de Corte na Qualidade da Carcaça - Alexandre Rui Barbosa - (Instrutor do SENAR-GO)

16h - 16h30 - Apresentação de Portfólios de Parceiros

16h30 - 17h - Mesa Redonda: Tema Bovinos

27/10

09h - 18h

Demonstrações do Senar

Rédeas de Equinos - Instrutor Hélio Fábio

Casqueamento de equídeos - Instrutor João Pedro Xavier Alves

Trançados em couro - Instrutor Rogério Rodrigues Carvalho

Tarde

14h - 15h - Demonstrações de Tambor / Baliza - Rancho São Gabriel

15h - 16h - Demonstrações de Rédeas - Rancho São Gabriel

Demonstrações de Laço cumprido -Rancho São Gabriel

Demonstrações de Team Hoping - Rancho São Gabriel

16h - 16h30 - Apresentação da Campeã Goiana de Três Tambores Samara -Fernanda El Homsi Alves

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Matérias Relacionadas