Logo CNA

Sistema CNA/Senar recebe participantes da 5ª edição do Programa CNA Jovem
Cna jovem cna abre2

O primeiro dia da programação começou com uma visita à sede do Sistema, em Brasília, na sexta (8)

8 de dezembro 2023
Por CNA

Brasília (08/12/2023) – No primeiro dia da programação do CNA Jovem, na sexta (8), os participantes visitaram a sede do Sistema CNA/Senar, em Brasília, e conheceram o trabalho da entidade durante uma conversa com diretores e técnicos.

André Sanches, diretor de Inovação e Conhecimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Faculdade CNA, conduziu a conversa com os jovens e afirmou que o programa é importante para a formação de novas lideranças para o setor.

“É uma honra receber vocês aqui. Essa casa tem responsabilidade com o produtor rural e isso passa pela formação de novas lideranças. Investimos no aprendizado e na formação porque vocês são o futuro do agro.”

Durante o bate-papo, o coordenador de Comunicação Digital, Ricardo Abdala, destacou a importância da parceria para divulgação das ações e da imagem do setor. Ele pediu que os jovens aproveitem as tecnologias atuais para produzirem conteúdo sobre as iniciativas que participarem nos seus estados.

Maciel Silva, diretor técnico adjunto da CNA, explicou o funcionamento das áreas técnicas da Confederação e destacou que um dos focos, principalmente da Diretoria Técnica, é fazer a tradução das demandas dos produtores rurais.

Imagem

“O que a gente busca é fazer com que a realidade do produtor rural e os problemas que eles vivenciam sejam traduzidos tecnicamente para que a gente tome as devidas providências aqui em Brasília juntos aos Três Poderes,” disse.

O diretor adjunto da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Eduardo Ferreira, falou sobre os benefícios da metodologia para o produtor rural, como melhoria da eficiência e da renda, e deu ênfase à geração de informações coletadas diretamente nas propriedades rurais, criando o “maior banco de dados primários do setor no Brasil.”

Outro tema discutido na conversa foi inovação e tecnologia, com o coordenador da Assessoria Especial de Inteligência Estratégica do Instituto CNA, Diego Humberto de Oliveira.

Ele falou sobre os projetos de inovação do Instituto e dos desafios do Hub CNA Digital nas áreas de conectividade, crédito de carbono, seguro rural, seguro paramétrico e rastreabilidade animal.

Oliveira falou ainda do livro Agro 4.0: Fundamentos, Realidade e Perspectivas para o Brasil, publicado pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Sistema CNA/Senar e entregue aos jovens durante o evento, e frisou que o foco das ações do Sistema é a transição digital no agro, “onde toda a dinâmica da agropecuária digital visa estimular o ecossistema de inovação no setor.”

Imagem

Expectativas – A programação dessa 5ª edição do programa CNA Jovem segue até domingo (10) no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), com palestras, apresentações das iniciativas de Liderança Empreendedora elaboradas pelos jovens ao longo da jornada e a divulgação dos destaques dessa edição.

Para os jovens, a expectativa está grande para as próximas atividades do encontro. “As expectativas estão muito afloradas de tudo que a gente está vivendo. Antes do programa eu era uma pessoa totalmente diferente, aprendi muitas coisas e hoje estou aplicando na minha realidade”, afirmou Rosiane da França Silva, da Bahia.

“Minhas expectativas são as melhores, hora de colocar na apresentação tudo aquilo que vivenciamos durante esses quase 13 meses de programa,” disse Rômulo Santos do Distrito Federal.

Após o bate-papo, os jovens também visitaram a Faculdade CNA e o Hub CNA Digital e assistiram a palestra do especialista em tecnologias, Tony Ventura.

Matérias Relacionadas