Logo CNA

Sistema CNA/Senar recebe mulheres líderes do agro
ACADEMIA FAMATO 1

Encontro fez parte da programação da Academia de Lideranças do Senar-MT

12 de agosto 2022
Por CNA

Brasília (12/08/2022) – Lideranças femininas do agro de Mato Grosso e de São Paulo estiveram na sede do Sistema CNA/Senar, na quinta (11), para conhecer a estrutura e o trabalho da instituição e participar de uma série de palestras e debates.

A visita fez parte da programação da “Academia de Lideranças” desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e por sindicatos rurais. O encontro também contou com a participação de mulheres líderes do agro do Estado de São Paulo.

A Academia reúne produtoras rurais e mulheres que atuam no setor agropecuário. O objetivo é formar lideranças que possam atuar regionalmente para impulsionar o setor e contribuir para o desenvolvimento de milhares de famílias.

ACADEMIA FAMATO 2

O evento teve a presença da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Rodrigues Brito, do presidente do Sistema Famato/Senar-MT, Normando Corral, e de representantes do Sistema CNA/Senar.

Durante o encontro, a ministra destacou que neste mês é realizada a campanha Agosto Lilás, voltada para a conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

“A ação tem o intuito de despertar as famílias e a sociedade civil para disseminar as informações sobre a violência doméstica familiar. Com a capilaridade que vocês, líderes do agro podem ter, é possível chegar a milhares de mulheres no campo. Chamamos carinhosamente essa campanha voltada para o meio rural de Maria da Penha vai à roça”, afirmou.

O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, fez uma apresentação sobre o Sistema e enfatizou a protagonismo das lideranças femininas para o desenvolvimento social e econômico em suas localidades.

ACADEMIA FAMATO 3

“Ontem mesmo, no Encontro Nacional do Agro, assinamos um convênio com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que vai permitir um diálogo permanente entre produtores rurais e gestores municipais”, explicou.

Ele destacou também que a CNA lançou, no Encontro Nacional do Agro, a Comissão Nacional de Mulheres do Agro, com o objetivo de ampliar e fortalecer cada vez mais a participação feminina no sistema sindical.

A programação contou ainda com palestras do coordenador de Protocolos e Rastreabilidade do Instituto CNA, Paulo Costa; do diretor de Inovação e Conhecimento do Senar, André Sanches; e da coordenadora de Relações Institucionais da CNA, Maísa Barbosa.

ACADEMIA FAMATO 4

Durante o evento, também foi realizado o painel “A Liderança de Todos os Dias – Criar conexões das pessoas com o negócio”. Fizeram parte do debate a coordenadora do Núcleo Feminino de Pecuária Goiana, Janaina Flor, a gestora do Direto da Fazenda, Ana Claudia, a vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Lucas do Rio Verde, Denise Hasse, e o empresário Fabiano Tavares. Os debatedores abordaram, entre outros temas, a importância da permanência das jovens mulheres no campo.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Adriano Brito
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas