Sistema CNA/Senar recebe líderes sindicais de Goiás
Programação foi organizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg)
Brasília (21/05/2024) – O Sistema CNA/Senar apresentou na terça (21), na sede da entidade, as ações promovidas em defesa dos produtores rurais para um grupo de líderes sindicais dentro de uma programação organizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).
O grupo de líderes sindicais de Goiás participou, ainda, de uma série de agendas em Brasília organizada pela Faeg.
As boas-vindas na CNA aos líderes sindicais do programa “Sindicato Forte” foi feita pelo vice-presidente da entidade e presidente da Faeg, José Mário Schreiner; pelo diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara; pelos deputados federais Alceu Moreira (MDB/RS) e Evair de Melo (PP/ES); e pelos presidentes de Federações de agricultura e pecuária estaduais Marcelo Bertoni (Famasul), Mário Borba (Faepa) e Paulo Carneiro (Faet).
Schreiner destacou a importância dos sindicatos rurais na defesa dos interesses dos produtores e que é preciso ser feito um esforço conjunto para ampliar a base de representatividade com o objetivo de fortalecer o setor. “Estamos aqui para cumprir um papel, temos a missão de defender os interesses dos produtores rurais”.
Daniel Carrara ressaltou a importância do evento. “Os sindicatos representam essa rede capilarizada que temos em todo o país. São eles que nos trazem as demandas da base. É com esse trabalho que conseguimos defender nosso setor”.
O deputado Alceu Moreira afirmou que a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) trabalha em parceria com a CNA na defesa dos interesses dos produtores rurais. Para o deputado Evair de Melo essa aproximação com a base sindical é fundamental para conhecer os reais desafios do setor e propor medidas legislativas.
No encontro, os participantes tiveram informações do funcionamento e das principais ações desenvolvidas pelo Sistema CNA/Senar na área técnica, internacional, jurídica, nas relações institucionais e dos principais projetos do Instituto CNA e do Senar.
O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, falou da estrutura da Confederação e apresentou a estrutura de funcionamento da área técnica. Já o trabalho que a CNA desenvolve junto ao poder judiciário foi apresentado pelo diretor jurídico, Rudy Ferraz.
Durante o encontro, o diretor de Inovação e Conhecimento do Senar e diretor-geral da Faculdade CNA, André Sanches, mostrou os programas de Formação Profissional Rural, Promoção Social e a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), além dos cursos técnicos e da Faculdade CNA.
A diretora de Relações Institucionais, Miriam Vaz, destacou o trabalho desenvolvido junto ao Congresso Nacional nas pautas de interesse do setor. Já o diretor-executivo adjunto do Instituto CNA (ICNA), Matheus Ferreira, falou sobre a busca por novas tecnologias em complementação ao trabalho do Sistema CNA/Senar, e que podem colaborar no dia a dia dos produtores rurais.
O coordenador de Promoção Comercial, Rodrigo da Matta, mostrou as ações da área internacional para a defesa de interesses dos produtores e para o acesso a novos mercados.
Ao final da reunião, a coordenadora de Relacionamento da CNA, Arlete Salles, destacou os aspectos da formalização sindical e apresentou os trabalhos desenvolvido pela área de relacionamento com a base.