Logo CNA

Sistema CNA/Senar recebe delegação de diplomatas europeus
53515181990 98863a6dc3 c

Comitiva está no Brasil para reuniões com o governo e setor privado

7 de fevereiro 2024
Por CNA

Brasília (07/02/2024) – O Sistema CNA/Senar recebeu, na quarta (7), a visita de uma delegação de 23 diplomatas europeus que está no país para uma série de reuniões com o governo brasileiro e com o setor privado.

A maior parte dos integrantes compõe o Grupo de Trabalho para a América Latina e o Caribe (Colac) do Conselho de Ministros da UE, que trata das relações da União Europeia com os países dessas regiões. O grupo chegou ao Brasil na segunda (5) para participar de agendas em Brasília e segue para o Rio, onde fica até sexta (9).

A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, e o diretor técnico, Bruno Lucchi, receberam os diplomatas, acompanhados do chefe adjunto da Delegação da União Europeia no Brasil, Jean Pierre-Bou.

No encontro, Lucchi mostrou a sustentabilidade da agropecuária brasileira e fez um histórico dos avanços alcançados no campo nos últimos anos graças ao trabalho dos produtores rurais, à ciência e tecnologia, ao crédito rural e à assistência técnica.

Imagem

Lucchi apresentou dados da produção brasileira desde a década de 70 e números que demonstram o efeito “poupa-terra” com ganhos de produtividade.

O diretor também falou sobre a representatividade do agro na economia brasileira e esclareceu dúvidas dos diplomatas europeus sobre sustentabilidade, regularização fundiária, fertilizantes, custos da produção, crédito e seguro rural.

Ainda na reunião surgiram questionamentos sobre o acordo Mercosul-União Europeia. Sueme afirmou que historicamente a CNA era favorável ao acordo até o surgimento de legislações europeias adicionais, como o Pacto Verde e a Lei Antidesmatamento (EUDR), que alteram o equilíbrio do que havia sido acordado anteriormente e que precisam ser reajustadas.

Áreas de atuação