Logo CNA

Sistema CNA/Senar participa do 60º Congresso da Sober
Congresso sober60

Entidade apresentou artigos e participou de painel nos dias 8 e 9

9 de agosto 2022
Por CNA

Brasília (09/08/2022) – O Sistema CNA/Senar participou, nos dias 8 e 9 de agosto, do 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober) que aconteceu em Natal (RN) e debateu temas como agricultura familiar, sistemas agroalimentares e mudanças climáticas.

Os assessores técnicos da Confederação apresentaram cinco artigos no congresso em parceria com a Faculdade CNA, que abordaram os temas armazenagem, estradas vicinais e crédito rural, com orientação da professora Elisangela Pereira Lopes.

Eles também organizaram duas propostas de grupo de estudos que trataram de títulos de crédito do agronegócio e comunicação na agropecuária.

Mariza de Almeida, assessora técnica da CNA.

Segundo Mariza de Almeida, assessora técnica da Confederação, a participação da CNA no evento visa fomentar o relacionamento técnico e institucional com a Sober para gerar informações sobre o setor agropecuário e incentivar a publicação de pesquisas científicas que retratem a realidade do setor. Ela apresentou o artigo "Crédito Rural: Agricultura Familiar e Agricultura não Familiar no Sul do Brasil".

"Buscamos analisar os contrastes entre os estabelecimentos do tipo agricultura familiar e agricultura não familiar que obtiveram financiamento na região Sul do Brasil nos anos de 2006 a 2017”, afirmou.

“Percebemos que ambos os tipos de produtores contrataram grande parte dos financiamentos com instituições financeiras com a finalidade principal de custeio da produção. Contudo, a busca por investimento tem apresentado aumento”, ressaltou.

Também participaram do congresso os assessores técnicos Elena Castellani e Lucas Martins de Araújo.

Elena Castellani, assessora técnica da CNA

"A reforma de pastagens degradadas com auxílio da linha de crédito do programa ABC é uma oportunidade para o Brasil aumentar sua produção de carne bovina sem a abertura de novas áreas, comprovada a viabilidade econômica da contratação do crédito,” afirmou Elena, que apresentou artigo sobre crédito rural para melhoria da produtividade na pecuária.

Mauro Faria, da Diretoria de Assistência Técnica e Gerencial do Senar

O assessor técnico da Diretoria de Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Mauro Faria, participou do painel ‘Sistemas agroalimentares: instituições, cooperativismo e ações para uma alimentação saudável e sustentável’ e falou sobre a atuação da Assistência Técnica na região Nordeste.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas