Logo CNA

Sistema CNA/Senar fecha parceria com Ibama para ações de prevenção a incêndios
Capacitacao prevfogo senar

Atividades incluem capacitação de instrutores e produtores e elaboração de material técnico

10 de junho 2022
Por Senar

Brasília (10/06/2022) – O Sistema CNA/Senar e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fecharam acordo de cooperação técnica, na quinta (9), para dar continuidade às ações educativas de prevenção e combate de incêndios na atividade rural por meio do programa “Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura”.

A parceria prevê a capacitação de instrutores e produtores e elaboração de material técnico e educativo voltado à adoção de práticas alternativas ao uso do fogo nas propriedades rurais.

“A parceria continua focada em ações de prevenção a queimadas e alternativas ao uso do fogo em propriedades rurais. Embora existam épocas do ano mais propícias à ocorrência de incêndios, quando falamos em prevenção, devemos ter atenção às medidas de prevenção o ano todo”, explicou o assessor técnico da Diretoria de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do Senar, Mateus Tavares.

O Ibama vai disponibilizar conteúdos e profissionais para atualização do material, capacitação dos instrutores do Senar e para palestras em eventos técnicos com intuito de informar o produtor rural sobre a importância do tema.

As ações incluem ainda a construção de um plano de prevenção e combate aos incêndios florestais com a realização de um piloto em propriedades rurais.

Além disso, a parceria pretende aplicar a metodologia de desenvolvimento de planos operativos de prevenção a queimadas em áreas rurais e produzir novas soluções educacionais sobre educação ambiental, prevenção de incêndios florestais e outros temas relacionados ao fogo.

A parceria já disponibiliza três minicursos na modalidade a distância por meio do portal https://ead.senar.org.br/programa/meio-ambiente-e-sustentabilidade/#smallcourses.

São eles: Comportamento do Fogo, Prevenção a Incêndios Florestais e Técnicas de Realização de Queima Controlada em Propriedades Rurais. Os três já capacitaram mais de quatro mil pessoas.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas