Logo CNA

Sistema CNA/Senar destaca desafios tecnológicos do agro
Hub desafios inovacao

Edital para os cinco desafios está com inscrições abertas até 25 de janeiro

23 de novembro 2022
Por Instituto CNA

Brasília (23/11/2022) – O Sistema CNA/Senar debateu, na terça (22), durante live, os cinco desafios elencados pelo setor para que empresas de tecnologia encontrem soluções que ajudem os produtores rurais brasileiros na produção de alimentos.

A discussão também abordou a criação do Hub CNA Digital, lançado em outubro deste ano, e que vai contribuir com o desenvolvimento das soluções para os produtores.

De acordo com a diretora executiva do Instituto CNA, Monika Bergamaschi, o espaço está estrategicamente localizado em Brasília e a ideia é se unir às empresas de tecnologia e a outros hubs para proporcionar acesso do produtor à inovação e à tecnologia.

Monika Bergamaschi, diretora executiva do Instituto CNA.

“Com a grande capilaridade do Sistema, temos a possibilidade não apenas de trazer os problemas que são sentidos pelos produtores em todas as regiões do Brasil, mas também de conseguir validar as várias soluções de acordo com a realidade de cada região”.

As empresas que se qualificarem por meio do edital disponível em www.cnabrasil.org.br/hub terão 12 meses para propor soluções para os seguintes desafios: 1) conectividade; 2) seguro paramétrico; 3) rastreabilidade animal; 4) crédito de carbono; e 5) comércio eletrônico.

Para Matheus Ferreira, diretor executivo adjunto do Instituto, a intenção do Sistema CNA é proporcionar transformação digital no campo, levando tecnologia em maior escala para o maior número de produtores rurais.

Matheus Ferreira, diretor executivo adjunto do Instituto CNA.

“As margens das atividades rurais têm reduzido e para que os produtores rurais possam vencer esse cenário é necessário adotar tecnologias com planejamento e responsabilidade. Por isso, estamos dando mais esse passo para interagir com a comunidade de inovação e levar essas tecnologias para o campo, reduzindo a distância entre a ciência e o produtor rural”.

Monika ressaltou que as iniciativas do Sistema CNA/Senar pretendem fomentar, da melhor forma possível, “uma solução para que o produtor tenha no menor tempo a solução para seus problemas visando rentabilidade, competitividade e abertura de novos mercados”.

A ideia é atrair empresas de tecnologia para que apresentem as melhores soluções possíveis dentro dos temas propostos. Os desafios foram escolhidos a partir de demandas dos próprios produtores rurais e as empresas poderão enviar suas propostas até 25 de janeiro de 2023. A CNA vai financiar o desenvolvimento das soluções com o investimento de até R$ 150 mil por desafio.

“Listamos os cinco primeiros desafios porque precisávamos focar e dar o pontapé no Hub que foi lançado recentemente, mas esses não serão os únicos. Vamos colocando outros à medida que esses forem sendo solucionados”, completou Ferreira.

Heygler de Paula, coordenador do Hub CNA Digital.

O debate teve a mediação de Heygler de Paula, coordenador do Hub CNA Digital. Para assistir a live completa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=B7px-sRdo0M

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas