Sistema CNA discute inovação tecnológica com Embaixada da Finlândia
Embaixadora do país europeu se reuniu com equipe técnica do Sistema na sexta (26)
Brasília (29/04/2024) – O Sistema CNA/Senar/ICNA promoveu um encontro com a Embaixada da Finlândia, na sexta (26), para discutir parcerias na área de tecnologia, inovação e conectividade.
O coordenador de Inteligência Comercial e Defesa de Interesses da CNA, Felipe Spaniol, o diretor executivo adjunto do Instituto CNA, Matheus Ferreira, e o diretor adjunto de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Eduardo Oliveira, apresentaram as iniciativas do Sistema para a embaixadora, Johanna Karonko, e o comissário de Comércio da Business Finland, Matti Landin.
Matheus Ferreira, do ICNA, destacou a atuação do Hub CNA Digital e dos investimentos para solucionar os desafios tecnológicos do produtor rural, como o mapeamento e o impulsionamento de startups do agro.
Em relação à troca de soluções entre os países, Ferreira reforçou que há interesse da CNA em máquinas agrícolas que sejam adaptadas aos pequenos produtores rurais, um dos gargalos do setor.
Por sua vez, os representantes finlandeses trouxeram a expertise do país europeu em áreas como setor florestal, fertilizantes, biorrefinaria, maquinário agrícola e tecnologia espacial voltados ao aumento de produtividade no campo.
A embaixadora citou a parceria do país com empresas e universidades e disse que a reunião buscou entender onde é possível ter cooperação técnica entre as instituições brasileiras e finlandesas.
Já Matti Landin apresentou algumas empresas finlandesas e possíveis soluções de interesse do Brasil. Ele afirmou ainda que acredita que os países podem avançar na cooperação tecnológica a partir das temáticas discutidas.
A reunião também contou com a participação do diretor de Desenvolvimento de Negócios da Nokia no Brasil, Rodrigo Michel. Nos próximos dias, novos encontros estão previstos para afinar a pauta.