Logo CNA

Setor produtivo debate programa Mais Leite Saudável com Receita Federal e presidente da Câmara
Whats App Image 2023 11 28 at 13 53 09

Encontros foram realizados na terça (28)

28 de novembro 2023
Por CNA

Brasília (28/11/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e outras entidades do setor leiteiro se reuniram, na terça (28), com representantes da Receita Federal para discutir o Decreto nº 11.372/2023, que trata de incentivos fiscais para laticínios habilitados no Programa Mais Leite Saudável.

A medida publicada em outubro altera os percentuais de aproveitamento dos créditos presumidos de PIS/Pasep e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) no âmbito do Mais Leite Saudável.

De acordo com a norma, as empresas de laticínios ou cooperativas que comprarem leite no Brasil poderão aproveitar até 50% de créditos presumidos gerados pela aquisição de leite in natura. Para isso, é preciso estarem habilitadas no Programa Mais Leite Saudável e executar programas de assistência técnica aos fornecedores. Aqueles que não forem cadastrados, aproveitam apenas 20% do benefício fiscal.

O assessor técnico da CNA, Guilherme Dias, explicou que o objetivo da reunião foi entender a interpretação do decreto na prática. “Nós sugerimos que os benefícios fiscais sejam concedidos apenas para as indústrias que estiverem fomentando a produção interna de leite. Seria um contrassenso agraciar as empresas que vem importando leite e prejudicando o mercado brasileiro com tratamento tributário diferenciado”, disse.

Segundo Dias, a proposta é uma forma de apoiar os produtores nacionais, que têm sofrido com o aumento excessivo das importações de leite em pó subsidiado, que vem principalmente da Argentina.

A CNA também participou de reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para tratar dos pleitos discutidos no 2º Encontro dos Produtores Brasileiros de Leite, como a neutralização das importações subsidiadas da Argentina, a renegociação de dívidas dos produtores e a efetivação das aquisições governamentais de leite em pó pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Fotos: Assessoria FPPL Fotos: Assessoria FPPL

“O deputado Arthur Lira, que já foi produtor de leite, se mostrou sensível ao tema e assumiu o compromisso de debater a pauta com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro", afirmou o assessor técnico da CNA.

Ele informou que a presidente da Frente Parlamentar em Apoio aos Produtores de Leite (FPPL), deputada Ana Paula Leão, também esteve presente no encontro e protocolou os pleitos formalmente junto à presidência da Câmara.

Além da CNA, participaram dos encontros os deputados Rafael Pezenti, Rafael Simões, Marussa Boldrin, o vice-presidente do Sistema Faemg, Thiago Silveira, e representantes da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) e da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas