Logo CNA

Sergipe

Senar/SE realiza curso de Aprendizagem Rural voltado para a cana-de-açúcar
Instrutor

O programa de Aprendizagem Rural tem carga horária de 960 horas

28 de novembro 2018

Por: Do Senar/SE

A produção da cana-de-açúcar é uma das principais atividades econômicas do município de Laranjeiras. Buscando levar mão-de-obra qualificada, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe (Senar/SE) iniciou a primeira turma do curso de Aprendizagem Rural voltado para a cadeia da cana-de-açúcar.

O programa de Aprendizagem Rural tem uma carga horária de 960 horas sendo 480 em sala de aula e 480 de prática profissional nas propriedades. Os alunos terão aulas práticas e teóricas divididas em dois blocos básicos que é um reforço de português, matemática, informática, administração rural para aprimorar o conhecimento da sala de aula. Além do conteúdo do núcleo específico que será voltado para a cana-de-açúcar com 145 horas.

Aula do curso de Aprendizagem Rural

Curso será voltado para a cadeia da cana-de-açúcar

O aluno Eduardo Félix, 18 anos, é um dos 23 jovens selecionados para realizar o curso. Ele está cursando o 2º ano do ensino médio. “Decidir fazer o curso porque é uma oportunidade de crescer na vida. Já tenho uma noção sobre a produção da cana-de-açúcar. A expectativa é ter experiências novas e entrar no mercado de trabalho. Já vou sair da escola com uma capacitação”.

O representante das empresas Varzinhas e Bela Vista, Gladston Rodrigues, destaca que o curso será uma oportunidade de gerar mão-de-obra qualificada para as empresas.

“O primeiro emprego é sempre importante para o desenvolvimento. São filhos de colaboradores que e visa uma oportunidade para que eles possam entender e conhecer a atividade. Além da oportunidade de não ficar preso ao sistema que muitas vezes passa de pai para filho que é o corte. Eles entrarão para auxiliar e já com uma carreira”, afirmou Gladston.

Segundo o secretário municipal de Educação, Eraldo Silva Santos, a Prefeitura de Laranjeiras firmou uma parceria importante para o município criando oportunidades de trabalho para os jovens da região.

“Acho que essa parceria foi um presente que caiu do céu tanto para a educação como um todo, como para os jovens que são beneficiados com ela e isto traz um resultado muito positivo para eles como para escola e para a comunidade como um todo”, pontuou.

Educação

Secretário municipal de Educação

A Associação dos Plantadores de Cana de Sergipe (ASPLANA) também destacou a importância da capacitação para a região, que é uma grande produtora de cana-de-açúcar.

“Esses jovens aprendizes vão favorecer muito as fazendas porque vão agregar conhecimento aos futuros profissionais e trazer melhorias para os produtores agregando conhecimento e prática. Eles vão atuar na parte administrativa. Vai gerar um ganho de eficiência para os produtores”.

Áreas de atuação