Logo CNA

Santa Catarina

Senar/SC promove a formatura da 1º turma do curso Técnico em Agronegócio de Joaçaba
Design sem nome9

A formatura foi promovida por meio do Serviço Nacional de aprendizagem Rural (Senar/SC) – órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) – em parceria com a Rede e-Tec Brasil e Sindicato Rural de Joaçaba.

28 de agosto 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Um momento especial para os 12 formandos da 1º turma do Curso Técnico em Agronegócio de Joaçaba. Realizada no restaurante da Sede Campestre do Clube 10 de Maio, a formatura foi promovida por meio do Serviço Nacional de aprendizagem Rural (Senar/SC) – órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) – em parceria com a Rede e-Tec Brasil e Sindicato Rural de Joaçaba.

Clemerson Pedrozo, vice-presidente executivo da Faesc e presidente do Sindicato Rural de Joaçaba, foi o patrono da turma e o responsável por conduzir a solenidade. Também estiveram presentes a coordenadora da formação técnica do Senar/SC, Kátia Zanela, o supervisor regional do Senar/SC, Jeam Palavro, o supervisor técnico do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Guilherme Romani de Mello (paraninfo da turma), a amiga da turma e secretária do polo Thatiane Ramos, entre outras lideranças e equipe do curso, além dos familiares dos formandos.

Com duração de dois anos, o principal objetivo do curso é formar e qualificar profissionais para a aplicação dos procedimentos de gestão e comercialização do agronegócio. Para a oradora da turma, Gabriela Bonamigo, a conclusão da formação simboliza o início de uma nova etapa na vida de todos. A nova técnica em agronegócio atua na propriedade dos pais nos finais de semana e acredita veemente na importância de manter viva a sucessão familiar.

“Estou muito feliz por esta conquista. O curso já abriu portas para o mercado de trabalho, e fez muito mais que isso, proporcionou a mim e ao meu irmão a oportunidade de levar para a nossa realidade tudo que aprendemos aqui”, afirmou Gabriela. A mesma ideia é compartilhada pelo novo técnico em agronegócio Marcos da Cruz Costa, que veio de Curitiba (PR) para participar do curso. “Já trabalho na área, e aprender na prática foi essencial para mim, o curso técnico nos proporciona viver o dia-a-dia e, com toda certeza, valeu a pena”, enalteceu.

Para a coordenadora da formação técnica do Senar/SC, Kátia Zanela, o momento é muito especial para todos os envolvidos. “Estamos muito felizes em entregar para Joaçaba e região técnicos em agronegócio formados pelo sistema Faesc Senar/SC. Sabemos que o agronegócio é uma vocação da região, esses profissionais terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho ou até mesmo mudar a realidade das propriedades em que vivem”, comemorou Kátia.

De acordo com o vice-presidente executivo da Faesc e presidente do Sindicato Rural de Joaçaba, Clemerson Pedrozo, o sentimento é de missão cumprida. “Hoje formamos 12 técnicos de grande valia para o agronegócio do meio oeste e região e já temos outra turma completa em Zootecnia, o que demonstra o êxito que foi essa turma. Nosso objetivo é levar o conhecimento até o produtor rural, que é o destinatário final das nossas atividades”. Ainda conforme Clemerson, formar novas lideranças é a ponte para fixar mais pessoas nas propriedades e o Sistema Faesc Senar/SC e Sindicato Rural estão cumprindo muito bem este papel.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, foi uma honra formar, em Joaçaba, a primeira turma desse curso que já é sucesso nos demais polos do estado. “Trata-se de uma formação que vem contribuindo para inovar e fortalecer o agronegócio, tanto nas propriedades como nas empresas e entidades do setor”.

Matérias Relacionadas