ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Santa Catarina

Senar/SC celebra Novembro Azul com o Programa Saúde do Homem Rural em Braço do Norte
CNA IMAGEM PRINCIPAL5

Evento reuniu 230 pessoas

21 de novembro 2022
Por Senar

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: MB COMUNICAÇÃO

Uma ação muito bem-organizada com um propósito valioso e que superou todas as expectativas. Assim podem ser resumidas as avaliações dos participantes do Programa Saúde do Homem Rural realizado nesta semana em Braço do Norte, reunindo público local e também dos municípios de São Ludgero e Grão-Pará. A iniciativa integrou as ações do Novembro Azul e foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O evento reuniu 230 pessoas, entre elas, o presidente do Sindicato Rural de Braço do Norte Edemar Della Giustina , o vice-prefeito de Braço do Norte Ronaldo Fornazza , o vice-prefeito de Grão-Pará Murilo Nilzen , a secretária de Saúde DeisyTuane Mattei , a supervisora regional do Senar/SC Sueli Silveira Rosa e o vice-presidente da Cergapa Vilibaldo Michels. Também estiveram presentes a coordenadora regional da Secretaria do Estado da Saúde de Tubarão Kalinka Mattos Gomes e os médicos urologistas contratados pelo Senar/SC Francisco Marconato (Tubarão) e André de Souza (Garopaba).

A programação contemplou café da manhã, exames PSA, colinesterase, auriculoterapia, sinais vitais, glicemia, consultas médicas e palestras.

A supervisora do Senar/SC na região Sul, Sueli Rosa, destacou que o momento oportunizou chamar a atenção dos homens e conscientizá-los sobre a importância da prevenção e dos exames periódicos para que possam ter melhor qualidade de vida e viver mais. Ressaltou que desde o início dos Programas na região foram realizadas mais de 15 turmas do Programa Saúde do Homem e mais de 40 do Programa Saúde da Mulher. “É gratificante ver que a cada ano evoluímos nas ações e os resultados são cada vez melhores”.

PROGRAMAS DE SAÚDE DO SENAR/SC

Os Programas Saúde da Mulher Rural e Saúde do Homem Rural são promovidos em todas as regiões rurais catarinenses com palestras, orientações e serviços gratuitos. O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , lembrou que além de promover ações para fortalecer as atividades do campo, a entidade cria oportunidades de educação e prevenção para que as famílias rurais tenham saúde e bem-estar. “Esses programas estão orientados para elevar a qualidade de vida da mulher e do homem rural, gerando impacto positivo na autoestima das pessoas”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi , complementou que a entidade atua fortemente nas atividades voltadas à profissionalização, mas não deixa de priorizar também as ações de promoção à saúde e qualidade de vida das famílias do campo. “Nossa intenção com os programas é conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Somente nos meses de novembro e dezembro deste ano contabilizaremos, ao todo, 12 eventos com foco para a saúde do homem e da mulher no Estado. Em 2023, nosso objetivo é fortalecer ainda mais essas ações”.

A técnica do Senar/SC, responsável pelos Programas de Saúde da Mulher e do Homem Rural, Gisele Kraieski Knabben , realça que as ações realizadas em todo o Estado estão cumprindo com o propósito de cuidar da saúde de homens e mulheres do meio rural. “Com esses programas de saúde já ajudamos muitas pessoas a manter em dia os exames, além de estimular o autocuidado com medidas preventivas. O sucesso dessas ações nos mostram o quanto fomos assertivos ao investir no cuidado à saúde do público do campo”.