Logo CNA

Senar capacita instrutores do Programa Saúde do Adolescente Rural
Programa saude do adolescente rural

Treinamento acontece até sexta (23), em Brasília

20 de fevereiro 2024
Por Senar

Brasília (20/02/2024) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promove até sexta (23), em Brasília, a segunda etapa da formação presencial de instrutores e gestores do Programa Saúde do Adolescente Rural (PSAR).

A iniciativa visa formar multiplicadores para a implantação do PSAR nas escolas rurais, sendo executado pelas administrações regionais do Senar.

Segundo a coordenadora de Promoção Social da entidade, Magali Eleutério da Silva, o programa tem formação híbrida, com aulas online e presenciais.

Esta semana, participam da capacitação representantes de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins. A primeira turma foi realizada em agosto de 2023, com a participação também de 13 estados.

“Após a turma do ano passado, o Senar realizou projetos pilotos do Saúde do Adolescente Rural com a capacitação de 125 adolescentes e 63 pais e responsáveis. Ainda no primeiro semestre, outros oito estados também farão pilotos do programa”, explicou Magali.

Imagem

O Programa Saúde do Adolescente Rural surgiu a partir de um diagnóstico realizado pelo Senar em 2019 com a participação de adolescentes de 12 a 17 anos e educadores de escolas públicas do meio rural dos estados do Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

O programa disponibiliza materiais para que os estados possam trabalhar temas como saúde mental, bullying, depressão, corpo e sexualidade, violências, gravidez na adolescência, abuso de álcool e drogas, doenças sexualmente transmissíveis e uso de redes sociais, como também um kit para os adolescentes que participam do PSAR.

Imagem

Matérias Relacionadas