Santa Catarina
Evento do Programa Saúde do Homem Rural reúne produtores em Braço do Norte
Cerca de 210 produtores do município sede, além de Grão Pará e de São Ludgero, participaram da iniciativa
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR
Incentivo ao autocuidado, troca de conhecimento e ações de preservação da saúde marcaram o encontro do Programa Saúde do Homem Rural realizado nesta semana em Braço do Norte. Cerca de 210 produtores do município sede, além de Grão Pará e de São Ludgero participaram da iniciativa promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Braço do Norte, Prefeitura de Braço do Norte e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina).
Os médicos urologistas dr. Francisco Ribas Marconato e dr. Francisco Henrique Marconato conduziram as palestras com objetivo de conscientizar os homens rurais sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças como câncer de próstata, câncer de pênis e doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, o médico especialista em câncer de pele, dr. Luiz Carlos Fornaza Junior, conferiu a palestra sobre os perigos do câncer de pele, cuidados e ações de prevenção. “Tivemos palestras excelentes com profissionais que compartilharam importantes conhecimentos e cuidados. O Programa Saúde do Homem Rural gera oportunidades de educação para a promoção da saúde e prevenção de doenças de homens do meio rural, contribuindo assim para melhoria da qualidade de vida”, salientou o presidente do Sindicato Rural de Braço do Norte, Edemar Della Giustina.
Durante o evento foram realizados 210 exames de PSA e Colinesterase, além de outros exames, consultas e serviços de saúde, como explicou a supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa. “Tivemos uma grande participação, mostrando o interesse dos produtores de Braço do Norte, Grão Pará e de São Ludgero. Todas as vagas disponíveis foram preenchidas e isso demostra a relevância de promover programas voltados à saúde dos produtores, especialmente uma questão tão negligenciada e mistificada como é o caso do câncer de próstata e demais doenças masculinas”, afirmou.
O produtor Edilson Heidemann participou do evento e destacou a importância de momentos de conscientização. “Agradeço ao Senar e ao Sindicato que todos os anos realizam esse evento importante para desmistificar o assunto e nos motivar a participar e cuidar da saúde, nosso bem mais precioso”. Ainda, o evento contou com a presença de diversas autoridades dos municípios parceiros. Entre elas, o prefeito de Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino, o vice-prefeito de Grão-Pará, Murilo Kulkamp Nilsen, a secretária de Saúde de Grão-Pará, Adeise Bussolo Rohling e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Braço do Norte, Adriano Schueroff.
SAÚDE DO HOMEM RURAL
O Programa Saúde do Homem Rural é uma iniciativa nacional realizada pelo Senar em todas as regiões do país. Em Santa Catarina, somente em 2022, as ações atenderam 2.348 homens e, desde 2010, contabilizam 22.747 homens participantes.
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, assinalou a importância da ação ao comentar que é uma oportunidade para os homens refletirem sobre a sua saúde e para adotarem hábitos de vida saudáveis. “A saúde do público do campo é importante e merece atenção, por isso sempre estará entre as prioridades do Sistema Faesc/Senar-SC”, afirmou Pedrozo.
Para o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, o programa vem promovendo melhor qualidade de vida para a população rural, pois contribui para facilitar o acesso a serviços de saúde por meio de oferecimento de consultas, exames e orientações gratuitas. “A cada edição realizada percebemos a adesão do público e a importância de continuar promovendo programas de preservação à saúde”, finalizou.