Logo CNA

Santa Catarina

Evento do Programa Saúde do Homem Rural reúne produtores em Braço do Norte
CNA IMAGEM PRINCIPAL

Cerca de 210 produtores do município sede, além de Grão Pará e de São Ludgero, participaram da iniciativa

22 de novembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Incentivo ao autocuidado, troca de conhecimento e ações de preservação da saúde marcaram o encontro do Programa Saúde do Homem Rural realizado nesta semana em Braço do Norte. Cerca de 210 produtores do município sede, além de Grão Pará e de São Ludgero participaram da iniciativa promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Braço do Norte, Prefeitura de Braço do Norte e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina).

Os médicos urologistas dr. Francisco Ribas Marconato e dr. Francisco Henrique Marconato conduziram as palestras com objetivo de conscientizar os homens rurais sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças como câncer de próstata, câncer de pênis e doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, o médico especialista em câncer de pele, dr. Luiz Carlos Fornaza Junior, conferiu a palestra sobre os perigos do câncer de pele, cuidados e ações de prevenção. “Tivemos palestras excelentes com profissionais que compartilharam importantes conhecimentos e cuidados. O Programa Saúde do Homem Rural gera oportunidades de educação para a promoção da saúde e prevenção de doenças de homens do meio rural, contribuindo assim para melhoria da qualidade de vida”, salientou o presidente do Sindicato Rural de Braço do Norte, Edemar Della Giustina.

Durante o evento foram realizados 210 exames de PSA e Colinesterase, além de outros exames, consultas e serviços de saúde, como explicou a supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa. “Tivemos uma grande participação, mostrando o interesse dos produtores de Braço do Norte, Grão Pará e de São Ludgero. Todas as vagas disponíveis foram preenchidas e isso demostra a relevância de promover programas voltados à saúde dos produtores, especialmente uma questão tão negligenciada e mistificada como é o caso do câncer de próstata e demais doenças masculinas”, afirmou.

O produtor Edilson Heidemann participou do evento e destacou a importância de momentos de conscientização. “Agradeço ao Senar e ao Sindicato que todos os anos realizam esse evento importante para desmistificar o assunto e nos motivar a participar e cuidar da saúde, nosso bem mais precioso”. Ainda, o evento contou com a presença de diversas autoridades dos municípios parceiros. Entre elas, o prefeito de Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino, o vice-prefeito de Grão-Pará, Murilo Kulkamp Nilsen, a secretária de Saúde de Grão-Pará, Adeise Bussolo Rohling e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Braço do Norte, Adriano Schueroff.

SAÚDE DO HOMEM RURAL

O Programa Saúde do Homem Rural é uma iniciativa nacional realizada pelo Senar em todas as regiões do país. Em Santa Catarina, somente em 2022, as ações atenderam 2.348 homens e, desde 2010, contabilizam 22.747 homens participantes.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, assinalou a importância da ação ao comentar que é uma oportunidade para os homens refletirem sobre a sua saúde e para adotarem hábitos de vida saudáveis. “A saúde do público do campo é importante e merece atenção, por isso sempre estará entre as prioridades do Sistema Faesc/Senar-SC”, afirmou Pedrozo.

Para o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, o programa vem promovendo melhor qualidade de vida para a população rural, pois contribui para facilitar o acesso a serviços de saúde por meio de oferecimento de consultas, exames e orientações gratuitas. “A cada edição realizada percebemos a adesão do público e a importância de continuar promovendo programas de preservação à saúde”, finalizou.

Matérias Relacionadas