Logo CNA

Senar reúne especialistas para discutir práticas inteligentes na organização da propriedade rural
Live

Tema foi abordado em live na quinta (29)

30 de setembro 2022
Por Senar

Brasília (30/09/2022) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizou, na quinta (29), live sobre as práticas inteligentes na organização da propriedade rural. Todo o conteúdo está disponível para acesso no Youtube do Sistema CNA/Senar .

A live foi moderada pelo assessor técnico do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, Cléber Sales Ramos, e contou com a participação do consultor e especialista em gestão e planejamento de propriedades rurais, Alex Fernandes de Almeida.

Ramos falou sobre a importância de adoção de práticas inteligentes de organização nas propriedades rurais como diferencial de uma gestão bem consolidada. “É uma estratégia simples, que não requer altos investimentos, mas que traz resultados positivos para o produtor rural e até mesmo financeiros”, destacou Ramos.

Para Almeida, trata-se de algo comportamental. “Estamos falando sobre sair da zona de conforto, ter uma rotina diária, priorizar atividades e tirar o foco apenas do processo produtivo. O meu trabalho é mostrar, em números, o que ele pode estar perdendo por falta de organização dentro da sua empresa”, disse.

O especialista também explicou que a propriedade rural deve ser enxergada como uma unidade produtiva, uma empresa que precisa dar um retorno financeiro. “É necessário ter um planejamento estratégico a curto, médio e longo prazo; ter metas claras, datadas e quantificadas; e ter em vista a melhoria contínua. Manter a visão do todo, de todas as atividades desenvolvidas sem deixar nenhuma de lado”.

Almeida também deu dicas de como o produtor pode se manter motivado durante o processo de organização. “Tenha sempre em mente o seguinte: organize seus horários mesmo sendo dono do negócio, priorize atividades para o dia, utilize as tecnologias e, principalmente o celular, a seu favor, tenha controle e faça planilhas, mantenha o foco no lugar onde quer chegar, cumpra as metas estabelecidas, converse com os seus colaboradores, reserve um tempo para o lazer e valorize o seu patrimônio”.

No fim, Cléber Ramos destacou que o Senar pode ajudar muito nesse processo, de forma gratuita e com conteúdo online. “Temos diversos materiais disponíveis no site de Educação a Distância (EaD), como um guia de organização da propriedade rural e dois cursos – “Conceitos Básicos da Propriedade Rural” e “Gestão da Atividade Agropecuária”.

Acesse: https://ead.senar.org.br/

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
 facebook.com/SistemaCNA
 instagram.com/SistemaCNA
 facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas