Senar recebe comitiva do Serviço Nacional de Aprendizagem da Colômbia
Representantes do Sena passaram quatro dias em Brasília conhecendo as iniciativas brasileiras
Brasília (30/08/2024) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) recebeu essa semana uma comitiva de representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem da Colômbia (Sena) e da OIT/Cinterfor que estão no Brasil para uma visita técnica.
O grupo participou de atividades com a equipe técnica das diretorias do Senar, de 27 a 30 de agosto, onde receberam informações sobre as iniciativas da instituição voltadas ao produtor rural brasileiro como formação profissional rural, promoção social e assistência técnica e gerencial.
Na quinta (29), visitaram uma propriedade e um sindicato rural no estado de Goiás. Na sexta (30), a comitiva conheceu as iniciativas da educação a distância do Senar e as tecnologias educacionais utilizadas para capacitações no meio rural.
Para a diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Janete Lacerda, receber os profissionais do Sena foi muito importante para troca de experiências.
“Foi uma oportunidade, inclusive, solicitada por eles para conhecerem nossas ações, principalmente ações que têm caráter de gestão. Apresentamos os programas, como também toda a dinâmica de como trabalhamos e inserimos na proposta uma visita externa para conhecerem como que é o nosso sistema. Foi uma boa troca de experiências entre as instituições.”
A coordenadora do Grupo de Gestão de Produtividade e Competitividade do Sena, Rusby Cecília Vargas Almeida, disse que o grupo está percorrendo outros países para ganhar experiência em áreas como assistência técnica, formação profissional, educação inicial e continuada, que o Sena desenvolve, mas de forma diferente.
“Para nós é um intercâmbio de saberes entre instituições e acreditamos que esses espaços são necessários e preciosos para transferir conhecimento e competências. Vamos voltar para a Colômbia com uma ampla bagagem de ferramentas.”