Logo CNA

SENAR quer despertar a mulher para a importância do seu papel na gestão da propriedade rural
X5l7419 w 0 69164900 1515060964

Entidade está atualizando o Programa Com Licença Vou à Luta, voltado para a capacitação das mulheres do campo

27 de março 2017
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) quer despertar na mulher o autoconhecimento para que ela identifique qual é o seu papel real na gestão da propriedade rural. Para isso, está atualizando o programa Com Licença Vou à Luta, que capacita a mulher rural em noções de gestão, empreendedorismo e conteúdos de desenvolvimento humano.

A entidade iniciou este mês duas turmas-piloto, uma na Bahia e outra em Santa Catarina, para validar com as produtoras as mudanças propostas para o programa. “É uma forma de fazermos os ajustes necessários no material didático e na metodologia de aprendizagem das participantes. Iniciamos o piloto pela Bahia e as alterações que levantamos no estado já foram implantadas na turma de Santa Catarina”, explica a assessora técnica do SENAR, Patrícia Machado, que viaja esta semana para o segundo módulo da capacitação em Feira de Santana (BA).

Turma de Feira de Santana, Bahia.

Além da atualização do conteúdo, o Com Licença vai ganhar um manual da facilitadora, que será um guia para as instrutoras que ministram a capacitação nos estados. “A ideia do manual é darmos uniformidade ao programa em todo o País. Ele vai conter o mínimo do que é necessário para capacitar a produtora rural, já que algumas informações dependem das características de cada região. Por isso, a instrutora terá liberdade de expandir o aprendizado das participantes trazendo conteúdos que enriqueçam o que foi proposto pelo SENAR”, esclarece Thais Carrazza, coordenadora do Com Licença Vou à Luta.

As turmas serão concluídas em meados de abril e a previsão do SENAR é começar em seguida a atualização de 75 instrutoras e a formação de outras 33. “A intenção é relançarmos o programa atualizado no mês de junho quando o material didático estará pronto e as instrutoras capacitadas”, completa Thais.

Produtoras participam do segundo módulo da capacitação em São Pedro de Alcântara (SC).

O programa tem 40 horas divididas em cinco módulos: Empreendedorismo, Planejamento, Custos de produção, Legislação e Mediação de conflitos e Desenvolvimento Humano. Como todos os cursos do SENAR, o Com Licença Vou à Luta é gratuito e para participar, a produtora rural deve procurar o sindicato rural do seu município. Atualmente, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins ofertam o programa.

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4128
www.senar.org.br
www.facebook.com/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br