Logo CNA

Amazonas

Senar promove palestra para promoção da Saúde Mental para jovens
Papo jovem

1 de setembro 2021

Por: Ascom - FAEA SENAR FUNDEPEC/AM

Estudantes do Programa de Aprendizagem do Senar Amazonas participaram na última quarta-feira (25), de mais uma palestra da série denominada "Papo Jovem", um evento interativo em formato online, exclusivamente para dialogar sobre assuntos gerais que complementam a formação técnica. Com o tema "Saúde mental é real: não minimize este assunto", os aprendizes ouviram informações importantes e debateram sobre o assunto com a instrutora credenciada do Senar/AR/AM, Josyany Duarte.

“O objetivo era levar para os aprendizes principalmente sobre os efeitos que a pandemia tem trazido e as formas para manter essa saúde mental, que vai desde a parte de se exercitar, do autocuidado, da resiliência, da autoconexão, dentre outros. É um assunto muito importante e pouco dialogado, e que todo e qualquer sinal que você tenha, seja o excesso de ansiedade ou até mesmo comportamentos impeditivos como medo e mudanças de humor, saber a importância de buscar um auxílio médico para que tenha um diagnóstico”, disse Josyany.

A palestra contou com duas turmas divididas entre os turnos matutino e vespertino com alunos na faixa etária de 14 à 21 anos. Ela teve a finalidade de entender como está a mente desses jovens e adolescentes em um momento tão difícil em que todos estão vivendo, com esse enfoque a palestra teve um ar mais tranquilo, fazendo lembrá-los da individualidade de cada um e que não deve haver comparações.

“É uma coisa comum e não deve haver nenhum tipo de preconceito, pois todos nós estamos vivendo mudanças muito drásticas. E a saúde mental, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) traz é um termo que não tem uma definição específica, mas ela envolve todo tipo de formas de lidar com as emoções, sejam elas boas ou ruins”, concluiu a instrutora.

De acordo com Ana Pimenta, analista pedagógica e responsável pelo Programa de Aprendizagem no Senar Amazonas, a proposta do Papo Jovem é incluir na grade do curso temas transversais e tanto o Senar, como entidade formadora, quanto a Jayoro, tem um momento mensal para debater sobre o aprendizado e apoiar também na formação social destes jovens.

Matérias Relacionadas