Logo CNA

Paraná

SENAR-PR oferece curso de motopoda em 2021
Motopoda

Híbrido entre a roçadeira e a motosserra, equipamento tem diversas utilidades na atividade rural

18 de dezembro 2020

Por: Comunicação Social – Sistema FAEP/SENAR-PR

O SENAR-PR começa 2021 com um novo curso no seu catálogo: “Motosserrista – Motopoda”. Em novembro deste ano, seis instrutores da entidade participaram de um treinamento na operação de motopodas. Desta forma, a partir de janeiro, esses profissionais estarão em campo, levando conhecimento para produtores e trabalhadores rurais por meio de um curso específico. O equipamento permite fazer serviços a cinco metros da distância do operador, sendo muito utilizado na retirada de galhos e arbustos, em atividades florestais e paisagismo.

Segundo o técnico do Departamento Técnico (Detec) do SENAR-PR, Neder Corso, em um primeiro momento, os conhecimentos na área de operação de motopoda fariam parte do curso “Motosserrista – corte polivalente de árvores”, voltado à operação de motosserras, já oferecido no catálogo do SENAR-PR. “Como há bastante conteúdo neste curso, decidimos criar uma nova formação”, afirma.

De acordo com o instrutor do SENAR-PR, Sandro Nogueira, que participou do treinamento para ministrar o curso de motopoda, o equipamento tem diversas utilidades. “Algumas empresas usam para poda de pinus. Na propriedade rural, geralmente, é usada para arborização e jardinagem. Em beiras de estrada também se usa muito para aparar árvores de modo que não enrosquem galhos nos caminhões”, explica.

Híbrido entre a motosserra e a roçadeira, o equipamento também é utilizado por empresas da área de energia elétrica, para efetuar podas precisas em árvores próximas a linhas, em operações que primam pela segurança.

Segundo Nogueira, a demanda pela formação veio do próprio público. “Em muitos cursos de motosserra que a gente ministrava, os alunos traziam a motopoda deles para pegar alguma orientação sobre manutenção, afiação”, recorda.

Curso

O curso “Motosserrista – Motopoda” terá duração de oito horas, podendo ser realizado em um dia de atividades. Apesar do treinamento dos instrutores ter sido feito em uma unidade móvel da empresa Stihl, o curso trabalha com diversas marcas, sem distinção do fabricante do equipamento. Um dos pré-requisitos para o participante é ter sido aprovado no curso “Motosserrista – corte polivalente de árvores”, do SENAR-PR. Acesse o catálogo de cursos do SENAR-PR no site www.sistemafaep.org.br .

Leia mais notícias no Boletim Informativo.

Matérias Relacionadas