Logo CNA

Paraná

SENAR-PR lança curso de Excel a distância com aulas ao vivo
Excel Ead

Formato da capacitação é inédito no catálogo do Sistema Faep/Senar-PR. Produtores e trabalhadores rurais podem optar pelos níveis básico e intermediário

15 de junho 2023

O Senar-PR desenvolveu o seu primeiro curso de Educação a Distância (EaD) com aulas em tempo real (síncronas). A capacitação, ofertada nos níveis básico e intermediário, apresenta funcionalidades que ajudam na rotina das propriedades, agroindústrias, sindicatos e outros empreendimentos rurais.

As aulas acontecem ao vivo pela plataforma Microsoft Teams, com acompanhamento do instrutor durante todo o curso. “Nas aulas, professor e aluno estão online ao mesmo tempo, podendo tirar dúvidas, trocar ideias e acompanhar as atividades desenvolvidas”, explica Leandro Calegari, técnico do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR. “Os alunos precisam marcar presença nas aulas. É preciso 80% de frequência para emissão de certificado no final do curso”, destaca.

A capacitação de nível básico possui carga horária de 16 horas. O conteúdo abrange os fundamentos do Excel, formatação e aspectos visuais de planilhas, formatação de dados e tabelas, fórmulas e funções básicas, além de introdução à gráficos.

Já o nível intermediário, com duração de 24 horas, aborda funcionalidades mais complexas, como referências absolutas e mistas, tratamento de datas e horas, formatação condicional, funções lógicas, funções de procura e referência, funções de texto, tratamento de múltiplas planilhas, base de dados, gráficos mais elaborados e introdução à tabela dinâmica.

Os pré-requisitos para inscrição são um computador com acesso à internet, ser maior de 14 anos e possuir o Ensino Fundamental I. Também é recomendado que o aluno já tenha conhecimento básico em introdução digital. Cada turma possui de 10 a 15 vagas.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Sistema FAEP/SENAR-PR, na seção Cursos SENAR-PR. Será enviado um link de matrícula por email, bem como todas as informações necessárias e link de acesso às aulas.

Turma-piloto

Em outubro de 2022, o Sistema FAEP/SENAR-PR realizou uma turma-piloto do curso. A colaboradora Marcela Tavares de Santana Horii, do Sindicato Rural de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), que participou no nível básico, avalia que a dinâmica do curso, pautada em atividades práticas, facilita a assimilação do conteúdo.

“Eu fiz para ampliar meu conhecimento do Excel, que utilizo diariamente nas atividades no sindicato, que estão relacionadas à área contábil”, diz.

Segundo o instrutor Guilherme Dantas Dias, que acompanhou a turma-piloto, o curso em tempo real é conduzido da mesma maneira que no formato presencial. “Temos uma metodologia definida, recém-elaborada pelo SENAR-PR. É um curso estruturado e tão bom quanto o presencial”, afirma. “Todos os exemplos foram desenvolvidos dentro do contexto agrícola, com terminologias do campo, para aproximar a sala de aula da realidade do produtor rural”, complementa.

No Sindicato Rural de Terra Roxa, no Oeste do Estado, o colaborador Vinícius Futagami também participou do curso-piloto. Segundo ele, o Excel é fundamental no dia a dia da entidade, que utiliza diversas planilhas de cálculos financeiros sobre os planos de saúde e telefônico que são ofertados aos associados.

“São macetes e atalhos que otimizam o nosso tempo. Os exercícios e a didática são práticos, facilitando a aprendizagem”, afirma o colaborador, que também utiliza as tabelas para organizar agendamento de cursos. “Fica mais fácil para buscar as informações que preciso”, conclui.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas