Logo CNA

Piauí

Senar Piauí inicia o Programa Saúde do Adolescente Rural
Whats App Image 2024 03 14 at 14 16 23 1

Serão formadas duas turmas piloto, uma para jovens de 12 a 14 anos, e outra para jovens de 15 a 18 anos

14 de março 2024

Por: Isolda Monteiro

Fonte: Sistema Faepi Senar/PI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) dará início, no próximo sábado (16), às atividades do Programa Saúde do Adolescente Rural (PSAR) na Escola Municipal Mariinha Andrade e Silva, localizada no município de Nossa Senhora de Nazaré. Esta iniciativa tem como foco a abordagem de questões fundamentais relacionadas à saúde dos adolescentes que vivem no campo.

Entre os temas prioritários do programa estão: saúde mental, gravidez na adolescência, abuso de álcool e drogas, doenças sexualmente transmissíveis, uso responsável das redes sociais, relacionamento com os pais e enfrentamento da violência.

Whats App Image 2024 03 14 at 14 16 23

O PSAR não se restringe apenas aos adolescentes, mas também engloba educadores, familiares e responsáveis. Márcia Borges, Gerente de Educação Profissional, Programas e Projetos (GEPPP), enfatiza a importância dessa ação para o estado, destacando que “poucas iniciativas voltadas à saúde do adolescente são realizadas, e o Senar está empenhado em prevenir esses problemas nas áreas rurais. O programa visa trabalhar em parceria com as escolas e famílias”.

Este programa específico para a saúde do adolescente rural foi concebido após um diagnóstico realizado pelo Senar em 2019, que envolveu a participação de adolescentes de 11 estados (Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins).

Recentemente, houve uma reunião de alinhamento entre a gerência técnica e os instrutores para definir as datas e estratégias de atuação. Serão formadas duas turmas piloto, uma para jovens de 12 a 14 anos e outra para jovens de 15 a 18 anos. Cada turma contará com no máximo 20 alunos, que serão acompanhados por dois instrutores psicólogos.

Na reunião estiveram presentes o superintendente do Senar/PI, Diego da Paz, a gerente da GEPPP, Márcia Borges, o coordenador do PSAR no Piauí, Alvimar Medeiros, juntamente com os instrutores Tiago Percy, Ísis Almeida, Cliderlene Gomes e Lívia Santos.