Logo CNA

Senar inicia capacitação de instrutores e gestores do Programa Saúde do Adolescente Rural
Capacitacao PSAR

Treinamento tem 10 módulos e 40 horas de duração

3 de maio 2022
Por Senar

Brasília (03/05/2022) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) iniciou a capacitação dos instrutores e gestores do Programa Saúde do Adolescente Rural. A primeira etapa começou com a formação do guia para a ação “Promovendo a Saúde do Adolescente Rural”.

O treinamento acontece na modalidade de Educação a Distância (EaD). Os encontros diários acontecem até o dia 6 de maio, totalizando 40 horas. Outras cinco turmas já estão programadas para participar da formação até agosto, cada uma com 30 instrutores.

O cronograma conta com 10 módulos de formação – Programa Saúde do Adolescente Rural e Guia para a Ação: Promovendo a Saúde do Adolescente Rural; Adolescências, corpo e sexualidade; Muitos Jeitos de Ser Garoto e Ser Garota: uma conversa sobre direitos e respeito; Gestação não intencional na adolescência; Trabalhando com adolescentes às IST/HIV/Aids e hepatites virais; Adolescência e internet; Saúde mental de adolescentes: bullying, depressão, automutilação e suicídio; Álcool e outras drogas; Adolescências e Violências e Elaboração do Plano de Ação.

Segundo a coordenadora de Formação Profissional e Promoção Social da Diretoria de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do Senar, Deimiluce Lopes Fontes, o objetivo da capacitação é ampliar, contextualizar e aprofundar o debate sobre saúde do adolescente em seu aspecto integral. A formação fornecerá conteúdos técnicos, conceituais e legais atualizados, além de trazer as principais normativas e políticas públicas voltadas aos adolescentes.

Além disso, a programação também ensinará como desenvolver atividades práticas com o propósito de estimular os adolescentes, os educadores e as famílias/responsáveis a participarem das discussões e a refletirem sobre os diversos assuntos associados ao campo da saúde do adolescente.

“Essa iniciativa é uma continuidade das ações que o Senar desenvolve voltadas para a saúde do homem e da mulher. Agora o foco é trabalhar com a saúde do adolescente rural. O objetivo da capacitação é levar conhecimento detalhado do programa para os gestores e instrutores que serão os responsáveis por realizar as atividades nos estados”, afirmou a diretora do DEPPS, Janete Lacerda.

De acordo com a gestora em saúde e assessora técnica do DEPPS do Senar, Magali Eleutério, a formação pretende ofertar ao educador/instrutor a possibilidade de fomentar habilidades socioemocionais dos adolescentes, uma vez que contribuem para a geração de atitudes positivas e saudáveis. O questionamento de preconceitos e valores que discriminam pessoas e grupos e o conhecimento das redes de atenção e proteção relacionadas aos adolescentes e aos jovens também serão abordados.

Além de Magali, as outras especialistas convidadas para a capacitação são a psicóloga e especialista em Bioética, Juny Kraiczyk; a nutricionista e especialista em Educação em Saúde, Luciana Barone; e a psicóloga e consultora do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) em Angola e do Senar, Maria Adrião.

Programa Saúde do Adolescente Rural – Considerando a preocupação com o cenário da saúde do adolescente rural, o Senar decidiu desenvolver em articulação com as Administrações Regionais um programa específico destinado a esse público.

A iniciativa surgiu após um diagnóstico realizado em 2019, com a participação de adolescentes de 11 estados (Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins).

O material do programa vai trabalhar temas como violências física, sexual e doméstica, saúde mental, gravidez na adolescência, abuso de álcool e drogas, doenças sexualmente transmissíveis e uso de redes sociais.

Além dos adolescentes, as ações também envolverão instrutores, educadores, familiares e responsáveis. As atividades serão realizadas em escolas, centros esportivos, unidades de saúde, associações, igrejas e projetos sociais.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
https://flickr.com/photos/canaldoprodutor
https://twitter.com/SistemaCNA
https://www.facebook.com/SistemaCNA
https://www.instagram.com/SistemaCNA/
https://www.facebook.com/SENARBrasil
https://www.youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas