Logo CNA

SENAR-PI promove curso de Doma Racional em Campo Maior
Foto14 0 472670002015363375621

A atividade faz parte da programação da feira agropecuária ExpoMaior

13 de julho 2018
Por Senar

O bem-estar animal e a utilização de técnicas de manejo adequadas, dispensando o uso da força são as bases do Curso de Doma Racional de Equinos, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Piauí (SENAR-PI). O curso foi realizado na Fazenda Santo Antônio, localizada no município de Campo Maior. A atividade faz parte da programação da feira agropecuária ExpoMaior.

O superintendente do SENAR-PI, Paulo Emílio visitou o local onde ocorreu o curso e conversou com os alunos sobre a importância do manejo adequado. Paulo Emílio também destacou que, atualmente, a preocupação com o bem-estar animal é crescente, principalmente, em eventos como vaquejadas, uma cultura muito forte no Nordeste.

“Hoje os animais são tratados a partir do entendimento do bem-estar animal, o público verá que o vaqueiro tratará o animal com toda a sensibilidade e de forma harmoniosa. A intensão é que percebam o manejo, tanto com o cavalo como com o boi que é protagonista das vaquejadas. Os animais são bem tratados e sem nenhum tipo de trauma, os vaqueiros com todos os equipamentos de proteção, assim como os bois com protetor de cauda, pista bem forrada e animais alimentados”, explica.

De acordo com o instrutor Steve Bezerra, a doma racional é um processo onde o vaqueiro, tratadores ou pessoas que queiram trabalhar com cavalo precisam se inteirar, pois ensina acima de tudo o respeito com o animal, explorando seu potencial sem agressões, em forma de parceria. “Através do curso o aluno conhece todo o comportamento do cavalo, e aprende a tratá-lo com respeito e fazer com que o animal colabore. A doma ajuda na utilização do animal para o trabalho, esporte, equoterapia. É um curso importantíssimo para a nova vaquejada e manutenção do animal” ressalta o instrutor.

Para a estudante de engenharia agronômica, Layse Ibiapina, que também é criadora de cavalos, o curso serviu para proporcionar mais profissionalismo às pessoas que trabalham com animais. “Muito importante esse curso promovido pelo SENAR que nos proporcionou mais conhecimentos. Tenho cavalos e isso servirá também para que eu possa observar melhor a forma como estão sendo tratados”, disse.

O SENAR é uma instituição de Educação Profissional Rural voltada para produtores e trabalhadores rurais. Por meio de eventos educacionais trabalha em sintonia com as exigências do mercado do trabalho.

Assessoria de Comunicação Senar Piuaí