Logo CNA

Tocantins

Capacitação de doma racional em Augustinópolis
20230313125515 doma racional em augustin polis 7

14 trabalhadores aprenderam técnicas modernas que buscam a interação e confiança do equino

24 de março 2023

Por: Assessoria de Comunicação - Sistema FAET/Senar

Com o intuito de capacitar os produtores e trabalhadores rurais, o Senar levou para Augustinópolis o curso de Doma Racional, cumprindo a mais uma demanda da regional. Dentro do conteúdo abordado na capacitação, os participantes aprendem técnicas de cuidados para o bem-estar do cavalo durante a atividade, bem como, atestam um manejo mais rentável e seguro.

A doma racional auxilia na produtividade e aperfeiçoamento da mão de obra no meio rural, e consiste em um conjunto de métodos para amansar equídeos, atuando na eliminação de ações agressivas na relação e no processo de adestramento do animal. “Nos atentamos para uma doma sem traumas, e um cavalo domado, com certeza, apresentará um resultado mais duradouro, porque ele vem de uma confiança entre o domador e o cavalo”, salienta Camila Pavese, instrutora do curso.

Na atividade, é preciso levar em consideração fatores essenciais como genética, alimentação balanceada e de boa qualidade, controle sanitário e reprodutivo e profissionais capacitados.

Além disso, no curso, os participantes são induzidos a usarem o raciocínio, e não a força. Assim, evitando traumas no cavalo. Essa troca é fundamental, pois facilita o aprendizado para finalidades esportivas, de lazer e principalmente, trabalho. O produtor e trabalhador que estão sempre atentos às técnicas de doma racional, só têm a ganhar dentro do mercado.

Segundo Camila, na doma racional, a previsibilidade é a melhor ferramenta de segurança, pois a partir dessa relação com o animal, é mais fácil entender o comportamento dele.

O curso de doma racional tem duração de 40 horas, em Augustinópolis, 14 participantes foram qualificados no treinamento, que aborda métodos que facilitam a convivência entre o homem e o equídeo, nas atividades rotineiras de uma propriedade rural, aumentando a segurança do trabalhador e garantindo o bem-estar animal.