Logo CNA

Mato Grosso

Senar-MT disponibiliza novos treinamentos sobre formação de brigada de incêndio
29092021114436

O curso capacita brigadistas para atuarem no combate aos incêndios, principalmente nas zonas rurais.

29 de setembro 2021

Os cursos Formação de Brigada de Incêndios Florestais e Formação de Brigada de Incêndios - Tipo II são os mais novos produtos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Nesta semana, o treinamento sobre Incêndios Florestais está sendo ofertado no município de Nova Marilândia e a oferta já está disponível aos demais Sindicatos Rurais.

Com carga horária de 36 horas/aula, os participantes estão aprendendo sobre conceitos e tipos de incêndios florestais. Dentre eles estão o subterrâneo, o superficial e o aéreo. Além disso, também aprendem sobre o comportamento do fogo, ferramentas de combate, fases do combate, dentre outros.

Até então, a instituição somente tinha à disposição o treinamento Formação de Brigada de Incêndio - Tipo I. Nele, os participantes aplicam técnicas adequadas para atuar como brigadista, conforme a Norma Técnica NTCB 34 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso. Segundo o instrutor credenciado ao Senar-MT, Rogério Fernandes da Silva, a abertura desses outros treinamentos são duas novas oportunidades que surgiram neste mês de setembro.

Demanda - O curso atende a alta demanda do período da seca em Mato Grosso e capacita brigadistas para atuarem no combate aos incêndios, principalmente nas zonas rurais. A próxima turma prevista de Formação de Brigada de Incêndios Florestais é em Lambari D'Oeste, neste mês de outubro.

Já o curso Formação de Brigada de Incêndio - Tipo II está previsto para os municípios de Paranatinga e Barra do Bugres até o fim de 2021. Os Sindicatos Rurais que também tiverem essa demanda, devem solicitar junto ao Senar-MT.

Matérias Relacionadas