Logo CNA

SENAR/MS promove Circuito Parceiros do Campo em Terenos
11501 ateg site 0 44231500 1515060982 1

Programação terá apresentação de resultados obtidos com a assistência técnica dos programas Mais Leite e Hortifrúti Legal

22 de fevereiro 2017
Por Senar

Com objetivo de apresentar os resultados obtidos junto a 150 produtores rurais, assistidos pelos programas de assistência técnica Mais Leite e Hortifruti Legal, o SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural promove nesta sexta-feira (24), na sede da Cooplaf - Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária de Corte e Leiteira e da Agricultura Familiar em Terenos, a 1ª etapa do Circuito Parceiros do Campo.

O evento foi programado em quatro momentos e os próximos estão com data marcada: 26 de maio, 25 de agosto e 24 de novembro. No período da manhã será realizado atendimento institucional em conjunto com os seguintes parceiros: Prefeitura Municipal de Terenos, Sindicato Rural, Sebrae, Agraer, Ceasa e Sicredi. Já no período vespertino acontecerão as apresentações trimestrais do trabalho desenvolvido pelos técnicos de campo e as palestras sobre o Cenário Atual do Mercado do Leite (Lactalis) e Comercialização de Hortifruti no Estado (Ceasa).

Segundo a gestora do Departamento de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, Mariana Urt, a chegada da qualificação profissional e, posteriormente, a metodologia de ATeG em Terenos resultou na criação da Cooplaf. “A elevação do capital de conhecimentos dos produtores viabilizou o trabalho em grupo e a criação de uma cooperativa que melhorou o retorno financeiro e a qualidade de vida dos cooperados. O grupo atendido foi nosso primeiro case de sucesso, tanto na pecuária de leite quanto na produção de hortifrutigranjeiros”, reforça.

Desenvolvimento local – a região atendida pela AteG é formada por cerca de 1,2 mil famílias que tem na pecuária de leite a principal fonte de renda. O trabalho do Senar/MS começou inicialmente com o Mais Leite sendo atendidas atualmente 120 pessoas que comercializam a matéria-prima, diretamente para um dos laticínios da região.

Quanto ao cultivo de hortifrutigranjeiros, a produção tinha objetivo de subsistência das famílias que demonstraram interesse em diversificar as atividades. A primeira turma conta com 30 propriedades, completou dois anos de orientação via Hortifruti Legal e com trabalho de pesquisa feito pelo agente de comercialização, vendem a produção diretamente para o Ceasa, rede de supermercados e cinco restaurantes localizados em Campo Grande.

Serviço – O Circuito Parceiros do Campo é uma ação idealizada pelo SENAR/MS em quatro etapas, sendo que a primeira acontece nesta sexta-feira (24), das 7h às 16h, na sede da Cooplaf, em Terenos.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MS
www.senarms.org.br

Matérias Relacionadas