Mato Grosso
ATeG realiza 2° Treinamento Metodológico de Técnicos de Campo 2024
Treinamento teórico tem duração de 40 horas, e o objetivo é apresentar todos os passos da metodologia da ATeG
Por: Cristina Cavaleiro
Fonte: Ascom Senar-MT
Nesta segunda-feira, 10 de junho, a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) realizou a abertura do 2° Treinamento Metodológico de Técnicos de Campo 2024. Cerca de 40 profissionais das cadeias de: Olericultura, Fruticultura, Bovinocultura, Cafeicultura, Agroindústria, Avinocultura, Piscicultura, Floricultura e Grãos estão participando do evento que segue até sexta-feira, 14 de junho.
De acordo com gerente da ATeG, Bruno Faria, o encontro propõe a capacitação de novos técnicos para atender as demandas dos produtores rurais, através dos 94 Sindicatos do estado. “Precisamos ampliar a assistência técnica, principalmente porque está chegando a cadeia de grãos. Já existe a metodologia e teremos um projeto piloto, que vai ser lançado nos municípios de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. Vamos fazer alguns ajustes e até fevereiro do ano que vem já estaremos com a cadeia em funcionamento”, disse Bruno.
Já para o diretor administrativo e financeiro da Famato, Robson Marques o treinamento é uma oportunidade desses profissionais adquirirem conhecimento com relação a atividades da ATeG e expandir esse trabalho. “É relevante pois temos convicção de que essa atividade, por meio do Senar-MT, dispõe o suporte aos produtores rurais. O apoio da ATeG com a tecnologia avançada é um casamento perfeito, ou seja, a chave para o progresso na agropecuária.
A palestra está sendo conduzida pelo supervisor da ATeG, zootecnista Tulio Marçal, que estará destacando aos futuros técnicos de campo sobre o diagnósticos das propriedades , como orientar , planejar estrategicamente o desenvolvimento, visando o aumento da produtividade, a redução dos custos de produção e o incremento dos lucros.
Após a formulação de um plano de ação para 12 meses de visitas, os técnicos buscam auxiliar os produtores rurais na execução das ações previstas no planejamento, enquanto coletam informações econômicas e técnicas. Esses dados são cruciais para determinar o custo de produção da safra em questão. O treinamento teórico tem duração de 40 horas, e o objetivo é apresentar todos os passos da metodologia da ATeG.
Fizeram parte da abertura também, o diretor de Relações Institucionais da Famato, Ronaldo Vinha, o gerente Operacional, Gustavo Mocci, os coordenadores da ATeG, Bernardo Modesto e Eduardo Baroni , o coordenador da equipe de Relacionamento com o Credenciado, João Paulo Camargo e o supervisor Marcelo Nogueira.