Logo CNA

SENAR ministra palestra sobre padronização do abacaxi na Expoema
Img 0523 400x300 0 00568500 1515060845

O evento terá como público produtores rurais, técnicos, instrutores e demais interessados

18 de outubro 2017
Por Senar

O projeto da abacaxicultura em São Domingos do Maranhão desenvolvido pelo SENAR via Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), buscou, entre outras orientações técnicas, a padronização do fruto como forma de valorização da produção e ocupação de outros nichos de mercado.

A equipe técnica da entidade elegeu como um dos temas representativos do trabalho de ATeG realizado com sucesso esse projeto, cujas particularidades serão apresentadas nesta quinta (19), das 14hs às 16hs, no auditório da Ascem, na 60ª edição da Expoema (Parque Independência), em São Luis.

A palestra será ministrada pelo mestre em agroecologia, especialista em abacaxicultura e supervisor de campo do SENAR, Rozalino Aguiar, que acompanhou todo o trabalho de capacitação e assistência técnica e gerencial dos 50 produtores rurais, pela equipe de ATeG do SENAR, com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de São Domingos, durante dois anos consecutivos.

A qualificação dos abacaxicultores sãodominguenses, foi centrada na transferência de informações técnicas essenciais para a aplicação de tecnologias nas áreas de plantio e gestão da propriedade, assim como, na adubação de fundação, na escolha do tamanho das mudas, na separação das áreas de plantio em talhões pelos tamanhos das mudas, na escolha da época adequada de plantio, e na utilização de insumos registrados para cultura.

O trabalho de assistência técnica também teve grande importância da compra coletiva de insumos, que levou à redução do custo de produção e otimização dos lucros.

Mais Produção

Na sequencia, serão abordados os resultados do programa Mais Produção do Governo do Estado por meio da Sagrima, com execução do Senar em 1.550 propriedades rurais maranhenses, em apoio às cadeias produtivas de carne e couro, leite, piscicultura, hortifrúti e arroz.

Outras ações de capacitação técnica estão sendo oferecidas aos produtores rurais tais como: Doma Racional de Equinos, Irrigação e Drenagem (teoria e prática) e Silagem. Os interessados devem se inscrever no estande do Senar, de forma totalmente gratuita.

O visitante vai encontrar ainda outras informações técnicas, via operação das minioficinas de mandioca e de cachaça, ministradas por instrutores do Senar, além de uma equipe de colaboradores com informações atualizadas sobre as ações e atividades da instituição voltadas para apoiar o homem do campo.

Assessoria de Comunicação SENAR / MA