ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Minas Gerais

SENAR MINAS capacita militares do Corpo de Bombeiros, em Florestal

20 de novembro 2019

Por: SENAR MINAS

Trinta e oito militares do 1º, 2º e 3º Batalhão de Bombeiros e do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD), participaram dos cursos de Apicultura e Operador de Motosserra oferecidos pelo Sistema Faemg/Senar Minas em parceria com a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), em Florestal.

A demanda, de acordo com o Sargento Dias, surgiu com o apoio da diretoria de atividade técnica, como oportunidade de capacitar os profissionais para que estejam ainda mais preparados para atender a população em ocorrências envolvendo corte de árvores e captura de insetos, como abelhas e marimbondos - as mais frequentes. “Embora essas atividades sejam constantes, a técnica contribui muito para um melhor desempenho. Há uma dificuldade grande de encontrar instrutores qualificados nessas áreas e o Senar Minas nos apresentou uma estrutura completa, atendendo às nossas expectativas”, explicou.

A sargento Chirley Amanda da Silva Piani participou do treinamento de Operador de Motosserra e concluiu que foi a experiência foi excelente. “Complementamos o nosso conhecimento e aprendemos muita novidade também. Para nós, bombeiros, é de grande importância este tipo de treinamento pelo grande número de ocorrências, por exemplo, de corte de árvores, especialmente no período chuvoso que se aproxima. Além disso, saber cuidar das nossas ferramentas é essencial para que este trabalho seja otimizado”.

“Mesmo sem ter muita afinidade com a parte mecânica pude aprender bem tanto a nomenclatura, quanto as funcionalidades e até mesmo sanar eventuais problemas de quase todas as peças”, completou o soldado Caio de Almeida Santos.

Para o soldado Marcelo Lopes, o domínio do assunto pelo instrutor tornou tudo mais simples, mesmo em técnicas mais complexas. “Me chamou atenção a forma com que o instrutor conduz o treinamento, com muita propriedade e gentileza com os alunos e, também, o acolhimento da instituição Senar ao Corpo de Bombeiros, entendendo que os cursos capacitam melhor o bombeiro e isso se reverte para a sociedade em geral”, disse o militar.

De janeiro a novembro, somente na área do 1º Comando Operacional de Bombeiros foram registradas 3698 ocorrências de captura de insetos e 2239 de corte de árvores. Com o sucesso do curso, a expectativa do comando operacional é que, em uma próxima oportunidade, profissionais de outras unidades da corporação, possam participar, abrangendo todo o estado como agentes multiplicadores das novas práticas.