Logo CNA

Senar Maranhão capacita produtores durante a 50ª Expoimp
Entregaderelatorioweb 0 675233002015363375611

Algumas práticas foram feitas em propriedades rurais de alguns dos produtores participantes

19 de julho 2018
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Maranhão marcou presença na 50ª Exposição Agropecuária de Imperatriz, no sul do estado. Os produtores rurais que passaram pelo espaço entre os dias 7 e 15 de julho tiveram a oportunidade de fechar negócios.

Em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Imperatriz (Sinrural) e com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), o sistema Faema/Senar levou ao público interessado dez cursos, todos relacionados ao programa Mais Produção.

As capacitações foram realizadas no espaço da Expoimp e algumas práticas foram feitas em propriedades rurais de alguns dos produtores participantes, que as cederam para o desenvolvimento das atividades de formação profissional.

Relatório
Ao final das capacitações, o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, fez a entrega dos certificados aos produtores rurais, no auditório do Parque com a participação do diretor do Sinrural, Guilherme Maia e dos presidentes dos Sindicatos dos Produtores Rurais de Açailândia, (Paulo Lira) e de Bacabal, (Ramon Arraes). Também participaram o secretário-adjunto da Sagrima, Émerson Macêdo, os supervisores de campo do Senar, Egon Bastos e Rodrigo Castro, instrutores e técnicos de campo da entidade.

Na ocasião, foi entregue o Relatório Executivo de Conclusão das Atividades de Assistência Técnica e Gerencial do Projeto Mais Produção ao representante da Sagrima. O documento apresentado apresenta os resultados alcançados pelo Senar nas ações de Assistência Técnica e Gerencial.

“Com indicadores diferenciados alcançados como no leite, por exemplo, se chegou a média de 5,2 litros por vaca. Esse índice retrata uma realidade promissora, bem acima da média nacional que é de 4,8 litros”, destacou Figueiredo.

De acordo com Macêdo, o material entregue demonstra a seriedade da parceria feita entre o Governo do Estado e o Senar no sentido de empreender conhecimento por meio da assistência técnica e gerencial.

“Nós conseguimos atender as 1.550 propriedades rurais em 2017 e o contrato foi renovado em 2018. E este relatório mostra que de fato, o programa Mais Produção conseguiu mudar a realidade dos produtores rurais maranhenses. Então, parabéns ao Senar, parabéns ao governo do Estado por essa parceria tão solida que só tem ajudado o produtor rural maranhense”, acentuou o secretário.

O produtor rural Ricardo Lucas da Exaltação percebeu essa diferença. Ele participou do curso de Máquinas e Tratores Agrícolas, durante a Expoimp e disse que foi através do Senar que a sua vida começou a mudar. Ele conta que voltou de Castanhal no Pará e viu a necessidade de aprender mais e buscar maior conhecimento para incrementar o trabalho produtivo em sua propriedade rural.

“Comecei pelo curso de Senar a Distância (EaD), depois passei pela programa da Rede ETeC, em Imperatriz. Com isso, percebi que essas experiências têm mudado a minha vida, reduzindo os meus custos, fazendo os meus processos mais eficientes tecnicamente, aumentando a minha produtividade e otimizando os meus processos.

É isso tudo o que o produtor precisa. A parte de gestão que vinha sendo negligenciada por falta de conhecimento, hoje temos certeza de que essa ferramenta é fundamental. Todo técnico hoje que é formado na Rede E-Tec, tem cem por cento de condições de atender o produtor rural e mudar a realidade dele”, enalteceu o produtor.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAEMA/SENAR-MA