Logo CNA

Santa Catarina

Senar desenvolve programa para saúde do homem e da mulher rural em Jaborá
CNA IMAGEM PRINCIPAL

As atividades terão a parceria da Prefeitura e Secretaria Municipal da Saúde de Jaborá e do Sindicato Rural de Catanduvas e beneficiarão cerca de 350 pessoas

8 de setembro 2022

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: MB COMUNICAÇÃO

Ações de saúde voltadas para a população rural serão desenvolvidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), no município de Jaborá , no oeste catarinense, nesta quinta e sexta-feira ( dias 8 a 9 de setembro ).

As atividades terão a parceria da Prefeitura e Secretaria Municipal da Saúde de Jaborá e do Sindicato Rural de Catanduvas e beneficiarão cerca de 350 pessoas. Os atendimentos especializados serão prestados por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde e por dois médicos urologistas contratados pelo Senar com a colaboração de 30 voluntários em cada evento.

O Programa de Saúde da Mulher Rural será realizado no dia 8 de setembro (quinta-feira), das 7h30 às 15h30, na sede do Clube Brasil, atendendo em torno de 150 pessoas do sexo feminino.

Das 7h30 às 8h30 será feito o cadastramento e servido café da manhã. Das 8h30 às 9 horas serão abertos os trabalhos. Das 9 às 10 horas será ministrada a palestra Saúde da mulher rural e prevenção ao câncer de útero. Das 10 às 11 horas será encenada a peça teatral Reminiscências.

A realização dos testes iniciará às 11 horas com verificação das carteirinhas de vacinação. Às 12 horas será servido almoço, seguindo-se, às 13 horas, a palestra sobre violência contra a mulher.

Alunos da APAE se apresentarão às 14 horas. Logo após iniciam as atividades físicas (Zumba).

A importância dos testes rápidos será tema explicitado das 15 às 15h30. Às 15h30 será servido café, assinalando o encerramento das atividades.

HOMEM

O Programa de Saúde do Homem Rural será desenvolvido no dia 9 de setembro (sexta-feira) das 7h30 às 12 horas, no Clube Brasil, onde serão assistidos em torno de 200 homens rurais.

As atividades estão assim programadas: abertura, início das coletas e exames laboratoriais e café da manhã (7h30); palestra sobre prevenção ao câncer de próstata e saúde masculina (8h30), palestra sobre violência contra a mulher (9h30), apresentação da APAE (10h30); palestra sobre a importância dos testes rápidos (11 horas); almoço e encerramento (12 horas).

Os testes rápidos e a conferência das carteirinhas de vacinação serão realizados das 9h30 às 12 horas.

Os Programas Saúde da Mulher Rural e Saúde do Homem Rural são promovidos em todas as regiões rurais catarinenses com palestras, orientações e serviços gratuitos. O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, reforça que além de promover ações para fortalecer as atividades do campo, a entidade cria oportunidades de educação e prevenção para que as famílias rurais tenham saúde e bem-estar. “Esses programas estão orientados para elevar a qualidade de vida da mulher e do homem rural, gerando impacto positivo na autoestima das pessoas”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi , realça o objetivo de fortalecer ainda mais a atuação dos dois programas em todo o Estado, depois que ficaram temporariamente suspensos em razão da pandemia.

SERVIÇO

DIA 08/09 – MULHER RURAL

O QUE: Programa de Saúde da Mulher Rural.

QUANDO: dia 8 de setembro (quinta-feira), das 7h30 às 15h30.

ONDE: Clube Brasil, Rua São Roque, 438, Jaborá (SC).

DIA 09/09 – HOMEM RURAL

O QUE: Programa de Saúde do Homem Rural.

QUANDO: dia 9 de setembro (sexta-feira), das 7h30 às 12 horas.

ONDE: Clube Brasil, Rua São Roque, 438, Jaborá (SC).

Matérias Relacionadas