Logo CNA

Amapá

Senar/AP amplia número de produtores rurais atendidos pela ATeG mediante parceria com a Prefeitura de Pedra Branca
TERMO ATEG PEDRA BRANCA 22

14 de novembro 2019

Por: Daniel Alves - Assessor de Comunicação do Sistema FAEAP/SENAR

Nesta quarta-feira (13), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Amapá (SENAR/AP) assinou um termo de cooperação técnica com a prefeitura de Pedra Branca do Amapari para a execução em conjunto da Assistência Técnica e Gerencial, no município. O programa prestará acompanhamento a 50 produtores rurais de três comunidades, com a adesão dessas novas turmas de ATeG o Senar/AP encerra o ano com 175 produtores atendidos.

A interlocução com o executivo municipal iniciou no final do primeiro semestre de 2019, sendo possível no decorrer desse período a sensibilização com os produtores rurais das comunidades de Sete Ilhas, Nova Divisão e Tucano I, além da formação dos técnicos em agropecuária da prefeitura na metodologia da ATeG/SENAR.

A parceria com o município garantirá o desenvolvimento da agricultura por meio da metodologia de assistência técnica já empregada em todo o país, promovendo um novo modelo de operação e gestão das propriedades rurais também no Estado. Desse modo, no período de dois anos, os produtores terão o acompanhamento continuado dos técnicos de campo, além de treinamentos e capacitações com material didático próprio.

De acordo com o coordenador da ATeG/Senar-AP, Valdinei Gomes, nesse primeiro ano do programa foi possível iniciar sete turmas com 175 produtores no total, nas cadeias produtivas da fruticultura, horticultura e mandiocultura. No próximo ano, a previsão é dobrar o número de produtores atendidos. “Nós já começamos a ver os resultados positivos nesses sete meses de trabalho, há muita procura pela Assistência Técnica e Gerencial porque para o produtor ela é uma real necessidade”, informou Valdinei.

Assim como todos os participantes da ATeG em Pedra Branca, a produtora rural da comunidade de Sete Ilhas, Maria Rita, recebeu o caderno do produtor, que além se servir para anotações traz planilhas autoexplicativas com espaço para preenchimento de informações financeiras e técnicas específicas para cada cadeia produtiva.

A prefeita do município, Beth Pelaes, agradeceu o apoio do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e disse que a cooperação ajudará os produtores e o município nesse projeto de alavancar a produção agropecuária, trazendo qualidade aos produtos da região. “Com a ajuda dos técnicos e com essa metodologia do SENAR será possível padronizar a banana produzida e, assim, os produtores poderão alcançar o selo de qualidade para poder abastecer o mercado local e nacional”, enfatizou a chefe do executivo municipal.

O Superintendente do Senar/AP, Francisco Rocha, garantiu que ATeG é um dos programas que a instituição pretende implantar no município, mas já vem firmando parceria com a prefeitura para a introduzir a Rede ETEC com o curso técnico de nível médio em Agronegócio já para o próximo ano, além dos treinamentos oferecidos em parceria com o Sindicato Rural de Pedra Branca.

Para a presidente do Sindicato Rural de Pedra Branca, Raimunda Maria da Silva Magalhães, a parceria é muito bem-vinda e o desejo é que mais projetos sejam feitos em prol dos produtores rurais. “A nossa produção é grande, mas os produtores ainda têm dificuldade de manter a qualidade dos seus produtos. Acreditamos que a assistência técnica vai fortalecer a nossa produção”, considerou a presidente.

Matérias Relacionadas