Logo CNA

Piauí

Senar abre mais duas turmas de aprendizagem rural no sul do Piauí
IMG 3634

Cursos acontecem em Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro

23 de janeiro 2023
IMG 3627

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PI) deu início a mais duas turmas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural em Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro, no sul do Piauí. O programa que tem como entidade formadora o Senar e acontece em parceria com Sindicato dos Produtores Rurais e empresas da região.

São 65 novos alunos matriculados no Curso de Aprendizagem em Mecanização Agrícola, 34 em Uruçuí e 31 em Baixa Grande do Ribeiro. O programa possui uma carga horária de 960 horas, sendo 480 de aulas teóricas e 480 horas de prática profissional nas fazendas parceiras. O SENAR oferece aos alunos o material didático e certificado de conclusão, além disso, os estudantes recebem uma bolsa de meio salário mínimo.

IMG 3630

A pedagoga e coordenadora do Programa de Aprendizagem Profissionalizantes do Senar-PI, Fabiana Batista, esteve presente na abertura das turmas e falou da importância do programa que tem o objetivo de estimular a inserção do jovem no mercado de trabalho.

“É gratificante para nós que fazemos parte do Senar acompanhar a evolução dos jovens e conseguirmos atingir nosso objetivo principal que é a inserção dos mesmos no mercado de trabalho. Mais que um programa, o Jovem Aprendiz é uma ferramenta de transformação de Vidas”, ressaltou Fabiana Batista.

Atualmente, o programa atende 177 jovens, que estão sendo capacitados nos municípios de Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro, todos registrados na carteira de trabalho com meio salário mínimo e recebendo qualificação profissional, deste modo gerando oportunidade de emprego e renda no meio em que vivem, contribuindo com sucessão familiar no campo e evitando o deslocamento aos grandes centros urbanos em busca empregos e melhoria da sua qualidade de vida. Desta forma, o programa também contribui na formação de mão de obra para as empresas locais, uma vez que possui profissionais aptos às diversas funções que o campo exige devido ao advento da tecnologia.

Mafran Ribeiro é egresso do Programa de Aprendizagem Profissionalizante Rural e conta como o programa mudou sua vida: “Parabéns pelo belíssimo trabalho desenvolvido pelo Senar, o Programa de Aprendizagem Rural, foi um começo de grandes vitórias para mim. Graças ao programa hoje eu trabalho em uma das melhores empresas do Agro, na Fazenda Progresso”.

O Programa de Aprendizagem contribui para a construção inicial da carreira do jovem aprendiz rural, sendo ponte para a construção de um bom futuro para quem ainda está começando sua jornada profissional.

O treinamento é composto por três etapas: núcleo básico, núcleo específico e prática profissional e ao concluir as três etapas, com aprovação, o jovem aprendiz receberá certificado de qualificação profissional.

Matérias Relacionadas