Logo CNA

Santa Catarina

Seminário de Líderes Rurais da Faesc discute mercado de grãos
CNA IMAGEM PRINCIPAL10

Evento reuniu cerca de uma centena de dirigentes de Sindicatos Rurais do estado

22 de março 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

Desafios e oportunidades do agronegócio foram temas do Seminário Estadual de Líderes Rurais que a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) promoveu na última semana no auditório do Hotel Intercity, em Florianópolis. O evento reuniu cerca de uma centena de dirigentes de Sindicatos Rurais do estado e foi coordenado pelo presidente da federação, José Zeferino Pedrozo.

O economista Paulo Roberto Molinari , pós-graduado em Agrobusiness e com especialização em análise técnica (CMA) e chefe na consultoria de maior referência no agronegócio nacional e de abrangência internacional – Safras & Mercado, palestrou sobre “Agronegócio: cenário macroeconômico e perspectivas de mercado”.

Molinari observa que a boa safra de milho que se aproxima traz problema interno: a logística. Ele aponta para a questão da armazenagem insuficiente, diante da concentração de colheita, com o produtor decidindo segurar soja. “Isso não é problema para a soja, porque a soja vai encontrar o seu lugar para ser guardada. Mas, vai nos trazer um problema de logística para o milho, pois julho e agosto estão vindo com uma safrinha novamente recorde.” Acrescenta que, apesar do aumento do consumo de milho para a produção de etanol e nos setores da avicultura e suinocultura, ainda há uma sobra de 40 milhões a 50 milhões de toneladas. Prevê que a China será o grande comprador deste ano.

A China é considerada uma grande surpresa para o milho brasileiro, visto o país asiático em novembro de 2022 ter colhido uma safra recorde e em dezembro ter adquirido um milhão de toneladas do cereal produzido no Brasil, além de mais um milhão de toneladas em janeiro de 2023. A China deve seguir comprando milho brasileiro no segundo semestre.

O palestrante analisa que a capacidade do Brasil em produzir milho é gigante e não pode escapar da exportação, porque ela é muito relevante, assim como a presença da China do mercado brasileiro é importante para ajudar a escoar. Prevê que em dois ou três anos o País consiga superar os Estados Unidos nas exportações. “O canal das exportações deve estar sempre aberto para essas questões de logística não se agravarem, porque elas não prejudicam só o milho. Elas também complicam a vida da soja”.

OBSERVATÓRIO

O engenheiro agrônomo e mestre em agronegócios Reney Dorow , que atua como analista de socioeconomia e desenvolvimento rural da Epagri, palestrou sobre o Observatório Agro Catarinense. O Observatório é um ambiente inovador que permite uma visão ampla do agro e da dinâmica das transformações do espaço rural. Sua missão é colaborar para a competitividade e a sustentabilidade do agro, com soluções inovadoras e tecnológicas, gerando conhecimento e agilidade na tomada de decisões estratégicas.

O arquiteto Benhur Basso , da empresa Idein Arquitetura, apresentou o projeto arquitetônico da futura sede da FAESC. O novo prédio será edificado no atual endereço da Federação e abrigará também o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC). O processo está em fase de obtenção das licenças. As obras devem iniciar no segundo semestre.

ASSEMBLEIA

Após o encerramento do Seminário de Líderes Rurais iniciou a Assembleia Geral Ordinária da Faesc. A pauta consistiu da apresentação, discussão, votação e aprovação do relatório anual de atividades do exercício 2022 e prestação de contas, juntamente com o parecer fiscal. Em seguida foi aprovado o Balanço Patrimonial do Exercício 2022. Ao final das atividades foram entregues aos dirigentes uma impressora para cada Sindicato Rural.

Matérias Relacionadas