Logo CNA

CNA apresenta as vantagens de exportar para os Emirados Árabes Unidos
Rafael gratao seminario virtual eau

Seminário virtual Rota de Exportação reuniu mais de 60 empresas que participam do Agro.BR

13 de setembro 2022
Por CNA

Brasília (13/09/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, na terça (13), o seminário virtual Rota de Exportação: destino Emirados Árabes Unidos, para apresentar as vantagens de Dubai para mais de 60 empresas que participam do Projeto Agro.BR .

O foco do encontro foi mostrar como os produtos agropecuários brasileiros podem acessar o mercado do Oriente Médio, África e Sul Asiático a partir de Dubai. Para isso, os empresários conheceram formas de reexportação (logística e comercial), abertura de empresa, além da infraestrutura e logística da cidade.

“Os Emirados Árabes Unidos são uma porta de acesso para outros países estratégicos e relevantes nos mercados vizinhos”, afirmou Rafael Gratão, responsável pelo escritório da CNA em Dubai.

A diretora da Invest SP em Dubai, Sílvia Pierson, falou sobre a rota de exportação para os Emirados e explicou os tipos de reexportação e destacou vantagens estratégicas de Dubai para os empresários, entre elas, localização, conectividade e infraestrutura, população multicultural, estabilidade política, zonas francas, facilidade de fazer negócios, economia aberta e diversificada, disponibilidade de mão-de-obra e apoio da CNA e da Invest SP por meio do escritório local.

O gerente da empresa DP World, Thierry Vantomme, ressaltou a posição estratégica de Dubai. A DP World é fornecedora de soluções de logística inteligentes para permitir o fluxo de comércio em todo o mundo.

“As exportações Brasil-Emirados Árabes Unidos é basicamente de alimentos e bebidas. É uma grande oportunidade para as empresas agrícolas brasileiras aumentarem as exportações para Dubai e através de Dubai para outros países”, disse.

Os empresários também conheceram meios de tirar certificações para exportação com a gerente-geral de Inspeções Governamentais e Comércio Internacional da empresa alemã, Tüv Rheinland, Adriana Gomes.

Ela explicou que trabalham no setor de teste, inspeção e certificação (TIC, em inglês) através do programa de Verificação e Conformidade Pré-Exportação (PVoC), para auxiliar os governos a assegurarem que os produtos cheguem com a qualidade necessária exigida pelo país importador.

Outra ferramenta que pode auxiliar os empresários brasileiros a exportarem para Dubai e países vizinhos é a World Logistics Passport (WLP), iniciativa público-privada liderada pelo governo de Dubai para aumentar o comércio mundial.

A gerente de logística da WLP, Zilda Rosa, falou sobre as vantagens da plataforma, que oferece benefícios exclusivos para os membros como desconto na tabela de tarifas, tempo de armazenamento de exportação gratuito ampliado e reserva de portão preferencial com selo eletrônico, sem custos para participar.

A plataforma está em 30 hubs (países) diferentes e conta com 100 parceiros e 200 benefícios ativos. Para participar basta se cadastrar na plataforma https://www.worldlogisticspassport.com/ e virar membro.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação