Logo CNA

Semana do Peixe trará atividades e cursos em todo País
20170830143519 fileid peixes interna 0 0 33671100 1515060875

O SENAR Minas irá promover diversos cursos na área em parceria com sindicatos rurais

30 de agosto 2017
Por Senar

A Semana do Peixe, que acontece de 1º a 15 de setembro em todo País, reunirá um conjunto de ações e esforços da cadeia produtiva de peixes e frutos do mar para estimular o consumo de pescado. A FAEMG e o SENAR Minas participam das ações promovendo capacitações na sua área de atuação. Na Regional do SENAR em Passos estão previstos cursos nos municípios de Carmo do Rio Claro e Monte Santo de Minas.

O evento foi criado há 14 anos pela então Secretaria Especial da Pesca e Aquicultura (Seap). Em 2016, uma articulação voluntária do setor privado apoiada pelo Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura da FIESP (Compesca), Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) e pelo Ministério da Agricultura garantiu a realização da semana com bons resultados. Redes varejistas registraram aumentos de 30% na venda de pescado naquele período.

Cursos

Integrando as ações da Semana, o SENAR promove em Carmo do Rio Claro e Monte Santo de Minas, em parceria com os Sindicatos Rurais dos municípios e Emater, o curso de Beneficiamento de Peixes, que prevê a capacitação para a produção de bolinhos, hambúrguer, linguiça e pururuca, entre outros produtos derivados.

Em Carmo do Rio Claro, o curso está programado para os dias 4 a 6 de setembro no CIAR (Centro Integrado de Aprendizagem Rural) e será ministrado pela instrutora Andreza Érika. Os alunos aprenderão as técnicas corretas do processamento e poderão comercializar para bares e restaurantes da cidade.

Segundo Francine Oliveira, técnica da Emater, esta capacitação é muito importante para a padronização e melhoria da qualidade final dos produtos que são ofertados ao consumidor. Francine chama a atenção para as questões de higiene e exigências da Vigilância Sanitária que são ressaltadas durante a capacitação.

O município carmelitano, banhado pelo Lago de Furnas, tem ampla área de produção de peixes. Nos seus bares e restaurantes, a Tilápia, encontrada em abundância no Lago e em criatórios, é um dos pratos tradicionais. Devido a sua produção, o município tem uma empresa de pescado que distribui para região. Entre os projetos da Emater, está a implantação de um frigorífico no município.

Já em Monte Santo de Minas, o curso será realizado no bairro rural Alves. O segmento da piscicultura tem registrado crescimento no município com três grandes produtores que utilizam o tanque-rede. Muitos pequenos produtores querem entrar na atividade, segundo Janaína Fernandes, mobilizadora do Sindicato local. A solicitação do curso partiu dos produtores e a capacitação está programada para os dias 11 a 15 de setembro.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas