Logo CNA

Santa Catarina

SC conquista três reconhecimentos no Prêmio “ATeG Gestão, Resultado que Alimenta 2023”
CNA IMAGEM PRINCIPAL 5

Evento contou com a participação do presidente da CNA, João Martins, do presidente do Instituto CNA, Roberto Brant, entre outros diretores da entidade

29 de dezembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Santa Catarina conquistou três reconhecimentos no prêmio “ATeG Gestão, Resultado que Alimenta 2023”, nesta semana, durante solenidade em Brasília. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e oportunizou premiar cinco produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nas cadeias produtivas da bovinocultura de leite, apicultura, fruticultura, olericultura e agroindústria de cinco Estados, além de reconhecer equipes técnicas do programa.

O prêmio “ATeG Gestão, Resultado que Alimenta 2023” avaliou as propriedades seguindo critérios como adoção de boas práticas agropecuárias, desenvolvimento profissional do produtor e colaboradores, promoção da sucessão familiar, desempenho produtivo/gerencial e melhoria na qualidade de vida.

O evento contou com a participação do presidente da CNA, João Martins, do presidente do Instituto CNA, Roberto Brant, entre outros diretores da entidade, parlamentares, representantes de embaixadas, autoridades do governo, entre eles o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária, de entidades do setor e superintendentes das Administrações Regionais do Senar.

De Santa Catarina estiveram presentes o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) José Zeferino Pedrozo, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), Gilmar Zanluchi e a coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes.

Entre os premiados esteve o pecuarista Gian Perazzoli, de Videira (SC). Ele conta que sua propriedade produzia seis mil litros de leite por mês antes da ATeG. Após 17 meses de atendimento da ATeG, a produção passou para mais de 12.300 litros/mês, o que fez Perazzoli se dedicar 100% à atividade leiteira.

O retorno econômico da produção trouxe melhor qualidade de vida para a família e permitiu a presença integral do filho mais novo na propriedade, assegurando a sucessão familiar. Além disso, adquiriram maquinários e equipamentos para melhorar o desempenho da atividade e da rotina da propriedade.

A família recebeu uma ordenhadeira móvel com balde ao pé. Para o produtor, conquistar o prêmio “foi muito bom porque a ATeG trouxe resultados, melhorou a produção e a ordenhadeira ajudará no negócio da família”.

Essa é a segunda vez que Santa Catarina conquista o prêmio na ATeG Bovinocultura de Leite. O primeiro reconhecimento foi em 2019.

EQUIPE TÉCNICA RECONHECIDA

O Estado catarinense também comemora a conquista das premiações à equipe técnica. Suiane Pittol levou o Prêmio na categoria Técnico de Campo e Fernando da Silveira foi reconhecido na categoria Supervisor Técnico .

Fernando da Silveira iniciou seu trabalho como prestador de serviços do Senar/SC em 2008. Na época, ministrava treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR) na Área de Bovinocultura de leite. Em 2016 foi convidado para atuar como supervisor técnico da ATeG Senar e Mapa Leite que, inicialmente era formado por 34 grupos. Auxiliou no desenvolvimento de todas as ações até o momento e vem contribuindo ativamente para realizar, com qualidade, o trabalho da Assistência Técnica Gerencial no Estado.

“Quero fazer um agradecimento especial ao Sistema Faesc/Senar pela oportunidade, aos técnicos de campo que trabalharam comigo e aos meus colegas supervisores técnicos. Temos uma equipe coesa, formada por grandes profissionais e isso tem sido fundamental para atingirmos tantos resultados positivos”, ressaltou Fernando, que agradeceu também aos produtores, destacando que não há satisfação maior do que receber relatos de que a assistência técnica realmente ajuda e faz a diferença nas propriedades.

A engenheira agrônoma e técnica da ATeG, Suiane Pittol, e foi a responsável pelo atendimento na propriedade do produtor Gian Perazzoli, em Videira. Ela comentou sobre as estratégias implementadas desde março de 2022 para desenvolver oportunidades de melhoria na propriedade, ressaltou a expressiva evolução nos indicadores da atividade leiteira e o orgulho em ver o pecuarista receber o prêmio. Também comentou o quanto é gratificante estar entre os técnicos que receberam esse importante reconhecimento no País.

PRÊMIO ALYSSON PAOLINELLI

O Sistema CNA/Senar lançou durante o evento o prêmio Alysson Paolinelli que pretende valorizar as iniciativas inovadoras dos colaboradores do Sistema CNA/Senar e Instituto. Durante o evento, foi apresentada a medalha Alysson Paolinelli e um vídeo mostrando a história do ex-ministro da Agricultura e indicado ao Prêmio Nobel da Paz.

Os colaboradores vão poder apresentar suas ideias em formato de projetos que passarão por validação em uma comissão julgadora e pela diretoria da instituição. A premiação deve acontecer no segundo semestre e todas as iniciativas apresentadas poderão ser implementadas pelo Sistema CNA.

Matérias Relacionadas